ABC prevê vacinar pelo menos 278 mil contra a Covid-19 até março

Primeira etapa será destinada aos profissionais da saúde, quilombolas, indígenas e idosos (Foto: Banco de Dados)

O ABC se prepara para imunizar pelo menos 278.846 pessoas contra o novo coronavírus (Covid-19) no período de 25 de janeiro até 22 de março. Essa parcela da população corresponde ao grupo prioritário, que faz parte da primeira fase da campanha de imunização promovida pelo Estado e que prevê proteger profissionais da saúde, indígenas e quilombolas e depois idosos, de acordo com a faixa etária.

Cada pessoa deverá receber duas doses do imunizante, com o intervalo de 21 dias entre as doses, conforme aponta o Plano Estadual de Imunização (PEI) do governo de São Paulo. Ainda não se sabe qual será o calendário para as demais fases, mas crianças e adolescentes não devem receber o imunizante.

Newsletter RD

Santo André, que nesta quarta-feira (13/1) anunciou já possuir 500 mil kits para aplicação da vacina – o que garante cinco meses de vacinação – informou que pretende vacinar até março de 2021 pelo menos 120 mil pessoas pertencentes ao grupo prioritário. Para isso, a Secretaria de Saúde aguarda a chegada de 731 mil seringas e 730 mil agulhas que fazem parte do Plano Nacional de Imunização e serão incrementadas ao estoque que o município possui.

Diadema tem a intenção de imunizar pelo menos 69 mil pessoas em um primeiro momento. No entanto, ainda está em estudo a aquisição de vacina pelo município, ainda sem previsão de compra. “Mas assim como acontece com outras vacinas, o município irá receber da Secretaria Estadual da Saúde as doses necessárias para atender a demanda dos grupos prioritários elegíveis na primeira fase da vacinação”, garante a administração municipal em nota.

São Caetano, que tem intuito de vacinar 39.814 moradores e profissionais da saúde na primeira fase de vacinação, já tem protocolo de intenção de compra de 180 mil doses extras da vacina, o que de acordo com a Prefeitura seria suficiente para vacinar toda população acima de 18 anos.

A cidade possui, ainda, estoque de 118 mil seringas e 143 mil agulhas, e aguarda recebimento de material do Governo do Estado para a aplicação das quase 80 mil doses. São Caetano garante também que “há compra em andamento de material (agulhas e seringas) para mais 180 mil doses”.

Em Ribeirão Pires o grupo prioritário para vacinação contabiliza 20.032 pessoas, sendo 3.858 trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas; 3.716 pessoas com 75 anos ou mais; 3.153 com 70 a 74 anos; 4.181 de 65 a 69 anos e 5.124 de 60 a 64 anos. No total, são 456,1 mil seringas e agulhas disponíveis para imunização da população, sendo 139,1 mil seringas e 317 mil agulhas.

Em Mauá, o prefeito Marcelo Oliveira (PT) esteve na última quarta-feira (13/1) na sede do Butantan (SP), e assinou protocolo de intenção de compra de imunizantes. Segundo o prefeito, especialmente neste primeiro momento, Mauá trabalhará com as doses que serão destinadas ao município, respeitando a imunização de grupos prioritários definidos pelo governo federal.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes