ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Escolas de samba de Santo André seguem sem perspectiva para retomada

Lírios de Ouro (Foto: Divulgação)

Na noite da última quinta-feira, Santo André perdeu o sambista Clementino Raimundo, conhecido como Mimi Boêmio, aos 84 anos, por complicações da covid-19. Com quase 50 anos de atuação na região, o artista deixou a esposa, o filho e três netos. Num momento difícil para os admiradores e profissionais do samba, tanto pela perda, quanto pela paralisação das atividades das escolas do ramo, presidentes de entidades seguem sem perspectiva para a retomada dos eventos carnavalescos. 

Sem Carnaval de rua na cidade há quatro anos, o presidente da escola de samba Palmares, Adilson Alves, conta que não há expectativa de que os eventos retornem ainda durante a atual gestão. Sobretudo, como forma de protesto para a volta dos desfiles, a entidade se uniu a outras escolas da região e, nos últimos dois anos, sempre uma semana antes da data oficial, promoveram a descida da Oliveira Lima.  

Newsletter RD

Santo André perdeu o sambista Mimi Boêmio, aos 84 anos

“Em 2019 e este ano, as escolas Lírios de Ouro, Vila Alice, Império do Parque Novo Oratório e Leões do Vale se juntaram a Palmares para realizar esse evento. Já em 2021 não será possível, porém, acredito que em junho, na data em que o feriado foi transferido, os planos continuem os mesmos”, comenta Alves, que afirma que, embora há esperanças, a desvalorização da cultura e da arte regional faz com que não seja possível criar muitas expectativas. 

Emerson Ceccatopresidente da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba de Santo André) e da escola de samba Lírios de Ouro, de Santo André, e conta que, desde o início da pandemia, diversas atividades foram suspensas. “Estamos retraídos. Tínhamos eventos e projetos sociais na quadra, que foram paralisados este ano. A expectativa é voltar ano que vem, a partir de março ou abril”, diz.  

Sobre a retomada dos desfiles de carnaval no município, as esperanças são mínimas para o presidente, contudo, o importante é não deixar para trás os costumesNão temos perspectiva para a volta dos desfiles na cidade, mas mantemos nossas tradições com eventos e apresentações, após a pandemia”, completa. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes