O diretor jurídico da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo e presidente da CDL de São Caetano, Alexandre Damasio Coelho, falou ao RDTv sobre o impacto no ABC da decretação da Fase Amarela do Plano São Paulo em todo o estado. A federação representa 110 entidades no estado e prevê um Natal ruim para o comércio e a nova classificação de restrições, vai prejudicar ainda mais o comerciante que, de longe, já não conseguiria apagar os prejuízos do ano.
Segundo Coelho a federação não esperava um grande aumento nas vendas, tampouco a recuperação de todos os prejuízos do ano, mas havia uma recuperação lenta que vai ser muito impactada com a nova medida do governo do Estado. “A federação não tinha estimativa de aumento, alguns índices mostram que havia um crescimento tímido de 7% ou 8% de venda. Só que se imaginar o decréscimo que teve nos meses anteriores, estamos sempre negativos, hoje pensamos em queda de vendas de Natal de 5%, incluindo físico, shopping e vendas online. Teremos um Natal menor, com um tíquete médio de R$ 150”, prevê.
O primeiro indicativo de vendas muito menores no fim de ano veio com a Black Friday. “A queda na Black Friday foi de 25% em comparação com a de 2019. No online tivemos uma alta de 21%, mas concentrados naqueles marketplaces, nas grandes plataformas que cobram um valor bastante grande do pequeno que quer participar. Tivemos no índice Cielo Ampliado uma queda de 7% em outubro. Quem estava levantando ainda o índices dos últimos trimestres eram bares, restaurantes e construção civil. Bares e restaurantes muito atingidos e de novo na fase amarela”, comenta o diretor jurídico da Federação das CDLs.
A federação enviou carta ao governador João Doria (PSDB) protestando contra a medida e diz que o alvo do governo não deveria ser o comércio. “A fase amarela nos pega num tempo de maior movimento do comércio. Se levar em consideração que aqui na região temos o hábito de abrir as lojas de rua das 10hs às 23hs você tem decréscimo semanal de 6 horas em toda semana é muito ruim e muito prejuízo acumulado. Você não entra numa loja onde as pessoas estão sem máscara, mas as pessoas querem entrar sem. O varejo não é o vilão dessa história, dissemos isso ao governador em carta”, diz Coelho.
Sobre as vendas digitais Alexandre Damasio Coelho disse que ela está ancorada nas grandes plataformas e o grosso das vendas são mais concentradas no comércio de rua e shoppings, que estão prejudicados com a nova norma. “ A transformação digital a gente ainda não alcançou, tem os grandes players, e o pequeno não vai ter volume de visita para vender mais com isso. A transformação digital não ocorre, ela acontece nos vendedores de comida. Plano São Paulo fase amarela em véspera de Natal é o tiro que o varejo precisava para terminar o ano muito ruim”, analisou.