ABC - sexta-feira , 2 de maio de 2025

Ford anuncia conclusão de venda da planta de São Bernardo

Fechada há um ano, fábrica no bairro Taboão, que por 52 anos ostentou a logomarca da montadora, agora é propriedade de duas empresas. (Foto: Banco de imagens)

Exatamente um ano depois que a fábrica de São Bernardo fechou definitivamente suas portas o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, bateu o martelo da venda do imóvel. A montadora anunciou neste sábado (31/10) a conclusão da transação com a Construtora São José, especializada em empreendimentos logísticos, e para a FRAM Capital, empresa de gestão de recursos.

Segundo nota divulgada pela Ford a transação é resultado de um processo de seleção que envolveu uma série de potenciais compradores, no qual as duas empresas apresentaram a melhor alternativa para a planta e para a região. Desde o anúncio foram várias tentativas de venda, entre elas a do grupo Caoa, que detém no Brasil as marcas Hyundai e Chery. Uma montadora chinesa de caminhões também chegou a demonstrar interesse.

Newsletter RD

“Desde o início deste processo, demos prioridade para projetos que melhor atendessem as necessidades da região”, diz Watters. “Estamos muito felizes em concluir essa transação com a Construtora São José e com a FRAM Capital, empresas conceituadas e com ampla experiência em seus segmentos de atuação, que contribuirão com a geração de empregos e o desenvolvimento de São Bernardo”, disse o executivo.

Watters confirmou que a venda foi concluída. (Foto: Divulgação)

“Gostaria de agradecer a todos os envolvidos neste negócio, tanto as equipes da Ford quanto São José, FRAM e demais colaboradores”, diz Mauro Silvestri, sócio e fundador da Construtora São José. Grandes realizações se concretizam com trabalho e dedicação, fruto de muito esforço e compromisso de todos, com propósitos firmes”, completou o empresário.

O anúncio de fechamento da Ford foi feito em fevereiro, primeiro por um comunicado feito nos Estados Unidos, onde fica sua matriz. Houve grande movimentação do governo municipal e do governo do Estado, além do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, cuja diretoria chegou a ir até os EUA conversar com a direção mundial, tudo para evitar o fechamento da fábrica que tem história de 52 anos e que ultimamente fabricava apenas caminhões e o Fiesta. Mas nada trouxe resultado Em outubro de 2019 os portões da Ford na avenida Taboão, foram fechados.

Em junho deste ano foi anunciada a compra pela Construtora São José. Porém a negociação até o término da transação durou quatro meses. A empresa é conhecida por empreendimentos residenciais de luxo, hotéis e shoppings centers.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes