Coop investe R$ 25 milhões em modernização e 20 operações para 2021

Drogaria da Djalma Dutra, em São Bernardo, já conta com nova identidade visual (Foto: Divulgação/MP Rossi)

Em comemoração aos 66 anos de fundação, a Coop – Cooperativa de Consumo apresentou nesta quinta-feira (22/10) a revitalização da marca, investimento de R$ 25 milhões que traz nova identidade visual e verbal para a rede de supermercados e farmácias. O objetivo, segundo o presidente executivo da rede, Marcio Valle, é fortalecer a marca, que em 2021 ganhará 20 novas operações.

Desenvolvido pela área de marketing da Coop, em conjunto com a Interbrand, o estudo de branding da nova logomarca foi iniciado em agosto de 2019, focado na necessidade de dar identidade aos atuais negócios. “Era uma necessidade que tínhamos há tempos, tendo em vista que nossa última atualização ocorreu em meados de 1997”, diz. Para o presidente, a atualização da logomarca é uma forma de reforçar que a Coop é uma rede de varejo colaborativa, que ajuda o cooperado a resolver tudo em um só lugar. “Isso é algo que carregamos em nosso DNA conforme nossas atualizações, remodelagens e instalações”, explica.

Newsletter RD

O supermercado ganhou cor laranja, cor quente que, segundo a gerente de marketing, Susana Ferreira de Souza, traz a personalidade calorosa, além de garantir modernidade e acompanhar as tendências de mercado. Já a drogaria passa a ter a predominância do verde, com novo frescor para a marca, além de ter ligação com a saúde e bem-estar. “A tipografia está também ainda mais moderna, elegante e com um abuso da iconografia, que não deixou de ter um destaque especial”, diz.

Para a Interbrand, o maior desafio do projeto foi valorizar ainda mais o cooperativismo, com mais relevância, conceito e diferenciação para a marca. “A partir da essência de cooperação, fomos entender qual é o papel relevante que a marca poderia ter para as pessoas, e o contexto da pandemia deu ainda mais importância para estas necessidades. A cooperação é passado, presente e futuro para a Coop e a nova marca inaugura um momento de novas possibilidades para todos”, aponta Rodrigo Marques, diretor de Estratégia da Interbrand.

Com a atualização, as demais marcas – Coop Retira, Coop Entrega, Sempre Coop, Coop Facilita, Revista Coop, Oi Coop e Coop faz Bem – também ganham identidades próprias.

Novas operações em 2021

Apesar do período de recessão econômica por conta da pandemia do novo coronavírus, a Coop projeta ter pelo menos 20 novas operações em 2021. Por meio de contrato de aluguel, a cooperativa, que assumiu a gestão dos estabelecimentos localizados em hipermercados do Grupo Big (antigo Walmart) pelo período de dez anos, irá remodelar oito lojas do grupo, para assumir as operações.

Além disso, o presidente executivo prevê abertura de mais seis supermercados com drogaria e outras seis drogarias de rua, sendo a maioria delas no ABC. “É um plano bastante ambicioso, mas que estamos com uma expectativa bastante elevada para fazer acontecer. Esperamos poder alcançar as expectativas apesar da pandemia”, diz. O total estimado para início do funcionamento das 20 novas operações é de R$ 150 milhões.

Entre novembro e dezembro de 2020 há uma expectativa para que sejam entregues pelo menos mais duas drogarias. “Conseguimos fazer a entrega de uma no início do ano, em Santo André, mas temos a expectativa de conseguir entregar outras duas até dezembro para alcançarmos nossa meta do plano de expansão”, diz Marcio Valle.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes