
Há cerca de dois anos, moradores do bairro Jardim Oratório, em Mauá, sofrem com a desorganização do trânsito na região, que gera acidentes e insegurança para os pedestres. Segundo uma moradora, que preferiu não ser identificada, o maior problema se concentra na rua São Geraldo, que é alvo de caminhões em alta velocidade, falta de sinalização e até roubo de motos. Na tentativa de resolver os transtornos, moradores se uniram e encaminharam um e-mail para a Prefeitura, que, até então, não atendeu à solicitação.
Na solicitação enviada para a prefeitura da cidade, moradores pedem a manutenção e reestruturação das avenidas que cortam o acesso ao bairro, como a instalação de placas de limite de velocidade, assim como câmeras de segurança e sinalização asfáltica. “Também pedimos barras de contenção na via, por todo acesso da saída da avenida Jacu Pêssego, para impedir motoqueiros que descem constantemente pelas laterais, onde também há fuga por roubo de motos”, aponta e completa: “Já houve vários capotamentos de carros nessa região, onde o carro ficou desgovernado e caiu na galeria de esgoto da rua São Sebastião”.
De acordo com a munícipe, os estudantes da escola estadual Sada Umeizawa, localizada na rua Santa Rita, vila Santa Cecilia, também são vítimas da falta de organização no trânsito do local, já que o trecho não possui qualquer tipo de orientação para os pedestres, que realizam a travessia do bairro Jardim Nova Brasilia, através de ruas sem saída. “No início era proibida a travessia dessas ruas por esse caminho, mas depois do abandono e desleixo, não houve mais a vistoria e orientação”, conta.
Na rua São Geraldo, altura do número 99, a munícipe conta que clientes de um comércio atrapalham o tráfego ao estacionarem os veículos na via. “Há motoristas que entram no bar e deixam o carro na frente das casas. Os moradores passam raiva. Entregadores de gás, água, etc, não conseguem chegar até as residências”, diz.
Questionada, a Prefeitura informou que apenas neste ano foram abertas 24 ordens de serviço executadas no bairro em questão relacionadas à sinalização horizontal e vertical. Com relação à rua São Geraldo e a reclamação de veículos estacionados irregularmente, o munícipe deve entrar em contato com o setor de fiscalização para que a viatura com os agentes de trânsito possa fiscalizar de forma adequada a demanda.
“Quaisquer solicitações para intervenções na sinalização devem ser formalizadas por meio de requerimento padrão assinado pelo solicitante, na Secretaria de Trânsito e Sistema Viário, para que os técnicos possam analisar e, de acordo com os critérios técnicos necessários, realizar as intervenções. A Secretaria desenvolve trabalhos de orientação de tráfego em determinados horários e pontos fixos da cidade e são envolvidos todos os seus esforços para manter a cidade sinalizada e garantir a segurança e a fluidez do tráfego”, informou em nota.