
O instituto de pesquisa ABC Dados divulgou na última sexta-feira (16/10), a primeira pesquisa eleitoral para o comando da Prefeitura de Diadema. Segundo o levantamento, o ex-prefeito José de Filippi Jr. (PT) lidera a corrida com 20% de vantagem para o segundo colocado Revelino Teixeira, o Pretinho (DEM). Estudo também aponta alta rejeição do governo de Lauro Michels (PV).
Na pesquisa espontânea (quando o pesquisador pergunta em quem o eleitor vai votar sem apresentar a lista de candidatos), Filippi aparece com 16,3%, Pretinho tem 7%, Taka Yamauchi (PSD) aparece com 1,8%, Ricardo Yoshio (PSDB) foi lembrado por 1,5% dos entrevistados e Ronaldo Lacerda (PDT) por 1%. Os demais ficaram a abaixo de 1%. 17% afirmaram que vão votar em branco ou nulo e 52% não sabem ou não opinaram.
No levantamento estimulado Filippi aparece com 31%, Pretinho com 11%, Yoshio com 6%, Lacerda e Taka com 5%, Marcos Michels (PSB) tem 3%. Denise Ventrici (PRTB), Dr. Airton (PMB), Professor Ivanci (PSTU) e Rafaela Boani (PSOL) estão com 1% cada. Gesiel Duarte (Republicanos), Jhonny Rich (PSL) e Arquiteto David (PSC) não pontuaram. Brancos e nulos somam 19% e não sabem ou não opinaram somaram 18%.
Rejeição
Em relação a rejeição dos candidatos, o petista lidera o posto com 21% afirmando que não votariam no ex-prefeito de maneira alguma. 19% não votariam em Marcos Michels, 12% em Pretinho, 7% em Ronaldo Lacerda. Denise e Taka foram citados por 6%, Rafaela por 5%, Yoshio, Gesiel, Airton, David, Jhonny e Ivanci por 4% cada. 13% rejeitam todos os nomes da lista, 10% não descartam nenhum dos prefeituráveis e 23% não sabem.
Opinião
Quando a pergunta era “independente de quem pretende votar, que você acha que será o eleito?”, Filippi foi apontado como favorito por 34%, Pretinho foi lembrado por 14%. Yoshio, Marcos e Taka foram citados por 3% cada. 2% falaram de Ronaldo Lacerda e 1% falaram em Rafaela Boani. Os demais não pontuaram. 39% não apontaram um vencedor.
Comparecimento
Sobre a pergunta se pretendem participar da eleição levando em conta a pandemia do novo coronavírus, 86% afirmaram que vão às urnas no dia 15 de novembro. 8% não pretendem e 6% não sabem. A faixa daqueles que pretendem votar é alta inclusive entre aqueles que tem 60 anos ou mais e que fazem parte do grupo de risco. 81% dos entrevistados nesta faixa de idade vão votar.
Avaliação de governo
Sobre a gestão do atual prefeito Lauro Michels, 40% dos entrevistados consideram a gestão péssima, 32% regular, 12% ruim, 10% bom e 1% ótima. 6% não souberam opinar. Sobre o governador João Doria (PSDB) 32% consideram regular, 25% péssimo, 18% bom, 13% ruim e 4% ótimo. 8% não deram sua opinião.
Em relação ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), 35% dos entrevistados consideram sua gestão péssima, 29% regular, 20% boa, 7% ótimo e 6% ruim. Outros 4% não souberam opinar.
Dados
Foram entrevistados 400 moradores de Diadema entre os dias 10 e 11 de outubro. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos. O nível de confiança do estudo é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o nº SP-03378/2020.
Confira a pesquisa completa