
Apesar da pandemia do novo coronavírus (covid-19), entre os dias 2 de junho e 22 de setembro, as sete cidades da região arrecadaram 170 mil itens na Campanha de Inverno, entre peças de roupas e cobertores. Somente os cobertores novos, foco da campanha para evitar a disseminação do vírus, totalizaram mais de 7,4 mil itens.
Santo André foi campeã na arrecadação, e recebeu mais de 150 mil peças, sendo 65 mil nos pontos de coleta, cerca de 50 mil itens no drive-trhu solidário e 4 mil cobertores. As Lojas Solidárias da cidade receberam cerca de 28 mil peças, entre roupas, brinquedos, livros e utensílios domésticos. Todos os itens foram doados para 20 comunidades da cidade e mais de 100 entidades sociais.
Mesmo com o término da Campanha, as Lojas Solidárias seguem abertas durante todo o ano e estão localizadas nos shoppings Grand Plaza, ABC, Atrium e Shoppinho Santo André, abertas no horário de funcionamento, das 12 às 20h.
Mais 15 mil itens foram arrecadados em São Bernardo, entre calças, blusas, agasalhos, cobertores novos e outras peças usadas em bom estado de conservação. Todas as doações foram repassadas para entidades assistenciais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade. Em 2019, a cidade chegou a arrecadar 215 mil itens na Campanha.
Já em Ribeirão Pires, foram arrecadadas apenas peças novas que totalizaram 3.418 itens. Deste número, 3.298 foram repassados para famílias em situação de vulnerabilidade social e o restante foi reservado para emergências. Por conta da pandemia a cidade não estipulou meta e trabalhou para atender a demanda da cidade.
Também sem meta, Diadema chegou a arrecadar 5.887 roupas e 12 cobertores novos que foram repassados a Associação Vinte e Cinco de Julho e à Associação Santo Ivo. As doações podem ser realizadas durante todo o ano em qualquer UBS ou na sede da Defesa Civil (Avenida Doutor Ulisses Guimarães, 3269 – Vila Nogueira). Em 2019 a cidade arrecadou 37.420 itens.
Em São Caetano o número de itens arrecadados ainda não foi fechado e arrecada apenas cobertores novos. Itens podem ser doados na Prefeitura, rua Eduardo Prado, 201 – Bairro Cerâmica (segunda a sexta, das 10h às 16h); Câmara Municipal, avenida Goiás, 600 – Bairro Santo Antônio (segunda a sexta, das 10h às 16h) e Fundo Social de Solidariedade, rua Antônio Bento, 140 – Bairro Santa Paula (segunda a sexta, das 10h às 16h).
Mauá e Rio Grande da Serra não retornaram até o fechamento desta matéria.