
A Universidade Municipal de São Caetano (USCS) lançou, neste mês, o Programa de Reabilitação pós-covid-19. O objetivo é auxiliar na reabilitação dos sistemas cardiopulmonar e musculoesquelético, a fim de minimizar as sequelas ocasionadas pelo novo coronavírus (covid-19) e proporcionar uma melhora do quadro geral dos acometidos pela doença. O projeto ocorre em parceria com a Prefeitura, por meio da sua Secretaria de Saúde, e dos Cursos de Fisioterapia e Medicina da instituição.
Podem participar dos atendimentos munícipes de São Caetano, apresentando indicação médica para fisioterapia. Para isso, aqueles que já tiveram a doença devem entrar contato com a Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade, por meio dos telefones: 4239-3334 e 4239-3337, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Neste contato será feito o agendamento de avaliação para entender melhor as necessidades de acordo com o caso para, então, o início do tratamento.
Para o projeto serão utilizadas áreas dos cursos de saúde da universidade como, por exemplo, a Clínica-Escola de Fisioterapia e a Academia-Escola. A duração e tipo de tratamento podem variar de paciente para paciente, dependendo das sequelas apresentadas e perfil de cada um como idade, outros problemas de saúde, etc.
A infecção pelo novo coronavírus pode ser percebida pelo corpo humano em diversos graus: leve, moderado e grave. Um dos coordenadores do projeto, o Gestor do curso de Fisioterapia da USCS, Prof. Mario Caxambu Neto, explica um pouco das sequelas dos pacientes pós-covid. “As pessoas que enfrentaram a covid-19 nas formas moderadas e graves podem apresentar uma redução da capacidade cardiorrespiratória, fadiga, falta de ar e o agravamento de doenças respiratórias associadas”, explica o gestor.