Trabalhadores da Volks terão estabilidade até 2025

Wagnão conduziu a assembleia no patio da montadora. (Foto: Adonis Guerra/SMABC)

Os trabalhadores da Volkswagen aprovaram por unanimidade, durante assembleia realizada nesta terça-feira (15/09), a proposta negociada entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Volkswagen. O acordo, que tem validade de cinco anos, garante estabilidade no emprego e estabelece índices e formatos para o cálculo da reposição salarial na data-base e na PLR (Participação nos Lucros e Resultados) para todo o período. O acordo inclui ainda a abertura de um PDV (Programa de Demissão Voluntária).

A negociação com a Volks levou cerca de três semanas e foi realizada em conjunto com os sindicatos que representam os metalúrgicos nas plantas de Taubaté, São Carlos e São José dos Pinhais, onde a montadora tem fábricas. A base do acordo é a mesma, com algumas especificidades locais. Para os trabalhadores da planta Anchieta, em São Bernardo, a proposta foi divulgada na sexta-feira (11/09).

Newsletter RD

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e trabalhador na Volkswagen, Wagner Santana, o Wagnão,  destacou a importância da aprovação do acordo. “Vivemos um momento de incerteza em relação ao futuro econômico do país. Nesse cenário, um acordo que garante estabilidade por cinco anos é muito positivo, inclusive tornando-se referência para o movimento sindical em relação às possibilidades de conquista da classe trabalhadora”, reforça. O sindicalista também ressalta que o acordo, além de trazer tranquilidade ao trabalhador, tem também efeitos positivos na cadeia automotiva, ao garantir a manutenção do nível de produção e até apontar para a possibilidade de crescimento.

Um dos pontos do acordo foi o PDV que garante 20 salários adicionais, para aderir no primeiro momento. Quem deixar para se inscrever depois ainda vai receber 10 salários adicionais. Os trabalhadores ainda garantiram o PLR de R$ 12,8 mil que será reajustado pelo INPC a cada ano. Ficou assegurado ainda o compartilhamento de um modelo de veículo entre as plantas da Anchieta e Taubaté. E a fábrica de São Bernardo terá a garantia dos dois turnos e a exclusividade da produção da Saveiro e de seu sucessor.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes