
Por relaxamento da atenção às medidas de prevenção à covid-19 ou por interpretação do decreto municipal de julho deste ano sobre a pandemia, dois supermercados de Diadema deixaram de fazer a medição de temperatura do público na entrada. A prefeitura diz que a ação é obrigatória e os estabelecimentos disseram à reportagem que vão cumprir a determinação.
Moradores da cidade reclamaram ao RD sobre a situação dos supermercados Joanin e Club de Campo, ambos situados no bairro Serraria. O relato é de que a medição era feita no início da pandemia, mas depois de alguns meses foi abandonada pelos estabelecimentos. A reportagem esteve nos dois supermercados entre sexta e segunda-feira (dias 4 e 7/09) e constatou que não há medição.
Em nota a prefeitura de Diadema informou que os estabelecimentos devem medir a temperatura e que isso está expresso no decreto municipal 7761/20, editado quando a cidade chegou à fase amarela do Plano São Paulo em julho. “A Prefeitura de Diadema trabalha no sentido de orientar comerciantes, comerciários e população em geral para o cumprimento de todas as regras sanitárias. Conforme o artigo 4° do decreto 7761/20, os estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar, como os supermercados, devem aferir a temperatura dos clientes, colaboradores e funcionários, que assim autorizarem, restringindo o acesso de quem apresente temperatura acima de 37,5 °C, entre outras medidas de prevenção, como a limpeza dos carrinhos e cestos, controle de acesso, exigência de distanciamento social etc. Nas duas últimas semanas a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano não recebeu denúncias de desrespeito à legislação de combate e prevenção à pandemia. A fiscalização tem feito vistorias e constatou o empenho do comércio local no sentido de cumprir as medidas sanitárias que estão em vigor por conta do covid-19”, informou a administração.
Também em nota, o Club de Campo sustentou que a legislação não foi clara quanto os supermercados, mas que vai adotar a prática de medição de temperatura. “O Supermercado Club de Campo/Clubão segue rigorosamente as medidas preventivas orientadas pelas autoridades, tornando-se referência para o varejo de Diadema. Uma vez que o decreto referente às medidas de segurança contra o Covid-19 não menciona a medição de temperatura dos clientes em supermercados, consultamos o Departamento de Desenvolvimento da prefeitura, que nos pediu este monitoramento. Assim, a partir de agora, esta será mais uma medida adotada pela nossa empresa. Nosso objetivo é zelar sempre pela segurança e saúde de nossos clientes e colaboradores”.
Já o Joanin admitiu falhas em alguns horários, mas sustentou que a orientação é a mesma para todas as suas lojas e ela inclui a medição de temperatura. O gerente de Recursos Humanos e responsável pela orientação às lojas quando à covid-19, Alécio Júnior, disse a gerência da loja do bairro Serraria já foi reorientada. “Em conversa com a gerente, reforçamos a importância de se fazer a aferição de temperatura e seguir os demais procedimentos. Ela informou que o procedimento é feito diariamente e somente nas trocas de turno a mesa fica sem um funcionário. De qualquer forma já deixei alinhado e isso não voltará a ocorrer”, disse Júnior.