Comitê Organizador revela que Jogos Paralímpicos de Tóquio terão agenda original

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020, adiados para 2021 por causa da pandemia do novo coronavírus, não terão sua programação e seu calendário alterados para a competição no ano que vem, agora previstos para acontecer entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro do próximo ano. A informação foi dada nesta segunda-feira pelo Comitê Organizador através do diretor Hidemasa Nakamura.

De acordo com o dirigente, em entrevista coletiva por videoconferência, algumas medidas adicionais contra a covid-19 podem ser necessárias durante o evento na capital do Japão devido ao tempo extra necessário para o deslocamento dos atletas entre os locais de competição.

Newsletter RD

“Algumas medidas específicas poderão ser necessárias, dependendo de que tipo de esporte ou competição. Estamos discutindo com as IFs (Federações Internacionais) e o IPC (Comitê Paralímpico Internacional, na sigla em inglês) e outros para fornecer um ambiente seguro e protegido”, afirmou Nakamura sobre o evento que deverá ter a participação de 4,4 mil atletas em 22 modalidades.

Outro ponto abordado pelo Comte Organizador é sobre a estrutura dos Jogos Paralímpicos. Foi mantida toda a programação esportiva com as 43 instalações para competições e também se afirmou que o centro de mídia e a vila dos atletas, previamente previstas, serão utilizadas.

Apesar do posicionamento de que vai realizar os Jogos Paralímpicos, ainda há incertezas sobre a viabilidade deles por causa da alta disseminação da covid-19. Nas últimas semanas, Tóquio tem visto uma curva ascendente no número de casos do novo coronavírus, o que fez as autoridades japonesas admitirem a possibilidade de decretar um novo estado de emergência.

“Não há mudanças significativas no calendário dos Jogos Paralímpicos. Mas ter uma programação fixa é um grande passo para os atletas”, completou Nakamura.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes