As obras de duplicação do viaduto Adib Chammas, que tem investimento de R$ 15,2 milhões e possui previsão de entrega dentro de 18 meses e o Complexo Viário Santa Teresinha, onde são investidos R$ 135 milhões, com previsão de conclusão do projeto em oito meses e entrega da obra até 2021, são os principais investimentos viários da cidade nesta gestão, segundo elencou o secretário de Mobilidade Urbana, Ajan Marques.
As obras geram importantes impactos na mobilidade da cidade de acordo com Ajan, que destaca a otimização no tempo de tráfego durante o percurso do viaduto Adib Chammas, onde passam cerca de 5 mil carros diariamente. “Para aqueles que vem do segundo subdistrito para o primeiro distrito, a obra reduz o tempo de deslocamento em 30%”, conta.
O secretário ainda afirma que o conceito de segregação entre os bairros deverá ser extinto com a implantação da intervenção. “Não existe mais o ‘lado de cá e lado de la’, existe Santo André integrada”. Sobre o cronograma da obra, Marques explica a fase em que se encontra a construção. “Acabamos de concluir as fundações da obra propriamente dita. O que acontece hoje é o estaqueamento para a execução do escoramento”, aponta.
Já no Complexo Santa Terezinha, intervenção dividida em três etapas, que está em fase de projeto estrutural e engloba de 4 a 5 viadutos com o objetivo de eliminar os cruzamentos da avenida dos Estados com a saída do Viaduto Presidente Castelo Branco e a travessia do rio Tamanduateí, segundo o secretário, os avanços caminham para gerar um impacto de 40% em redução do tempo de fluxo.
A prefeitura contratou um plano de mobilidade no valor de R$ 10 milhões que, de acordo com o secretário, envolve desde o sistema viário, até ciclofaixas e pedestres e terá início ainda este ano. “Este plano com uma empresa terceirizada envolve estudos geográficos de origem e destino, aumento demográfico, perspectivas de ampliação de tráfego de uma direção para outra etc. Portanto, agrega de 10 a 20 anos de obras”.
Em relação aos índices de acidentes de trânsito ocorridos em 2019, Ajan explica que não houve aumento, pois a diferença entre 2017 e 2018 foi uma redução de 50% no número de acidentes com vítimas fatais, já em 2019, foram registrados 36 episódios até o mês de novembro. Porém, as observações feitas durante o ano foram de extrema importância para serem tomadas as devidas providências. “Detectamos que a maioria das ocorrências são com motos e principalmente com motociclistas que não possuem experiência em direção. Muito destes entregadores de comida delivery”. Além disso, outro importante ponto observado pela secretaria foi o fato de que 50% dos acidentes ocorridos envolvem veículos não licenciados no município.
Para a conscientização da população, a cidade conta com programas de educação no trânsito que percorrem as escolas orientando principalmente as crianças. “Além de demonstrações que fazemos na rede de ensino, há também o espaço no Sabina Parque Escola, uma estação fixa de educação no trânsito. Sem contar as campanhas periódicas, como o outubro amarelo por exemplo”, explica.
Em 2020, Marques conta que há estudos de melhorias no trânsito que abrangem a região das avenidas Dom Pedro e Industrial e as ruas das Figueiras e Catequese. “É uma área que falta via e sobra carro”, diz, antes de completar, “também iremos dar início em 2020 a interligação da rua Dom Jorge com a Ubatuba e refazer a circulação do largo São Francisco, em frente à igreja Santo Antônio, visando melhorar o trânsito na região”, aponta o secretário, que também destaca a tecnologia dos semáforos na região. “Hoje temos entre 800 e 900 semáforos e 15% destes possuem monitoramento automático, onde o próprio sistema inteligente abre e fecha o semáforo e regula o tempo de acordo com a demanda em função da fila de carros”, finaliza.