Nesta sexta-feira (11/10), a Prefeitura de Diadema realizou o Seminário Tecendo Redes – Construção de Estratégias de Proteção à Juventude. O objetivo do evento foi a apresentação do Projeto Político Pedagógico (PPP) das Medidas Socioeducativas de Diadema, com diversas secretarias para aprimoramento das ações em rede. O PPP proporciona padronização no atendimento socioassistencial e garante a unificação de trabalho da equipe, além da criação de uma estratégia comum e qualificação do serviço.
Durante o seminário também foi apresentada a contextualização do Serviço de Medida Socioeducativa como o perfil dos adolescentes atendidos e período de cumprimento da medida, entre outros. Além disso, foi discutida a importância do Plano Individual de Atendimento, construído para cada adolescente prevendo ações conforme o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.
A elaboração do Projeto Político Pedagógico foi da equipe técnica da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, que contratou a consultoria Núcleo Entretempos. Além de encontros quinzenais durante um ano, a empresa foi responsável pela supervisão do projeto.
“O Projeto Político Pedagógico irá ajudar na sistematização dos processos de trabalho da equipe e também na visibilidade, no reconhecimento das medidas socioeducativas, na proteção e na garantia de direito dos adolescentes”, explicou a representante da Núcleo Entretempos, Carina Ferreira Guedes.
“Elaboramos um ecomapa com a relação do Serviço de Medida Socioeducativa e os demais serviços e equipamentos oferecidos pela prefeitura. A partir daí, e pensando nas necessidades dos adolescentes, estabelecemos quatro prioridades, às quais optamos por nos dedicar a partir de agora”, destacou a psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Centro, Flávia de Almeida Prado Cezári.
Duas das demandas são o trabalho com famílias e fortalecimentos do núcleo familiar e frequência, acompanhamento escolar e defasagem escolar dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, entre outras.