
A falta de conservação do Parque Antônio Fláquer Ipiranguinha, localizado na Vila Alzira, em Santo André, se tornou alvo de reclamação dos frequentadores do espaço. Segundo relatos, desde 2012, o chafariz existente no parque não é ligado, e sem serviços de zeladoria, a fonte que antes era repleta de água, está totalmente seca.
O tecnólogo aposentado José Carlos da Silva conta que o chafariz foi desligado no primeiro mês de mandato do ex-prefeito da cidade, Carlos Grana (PT) e, desde então, segue abandonado. “Lembro que na época podaram as árvores do parque e incluíram um cavalete nos buracos internos da fonte. Desde então está da mesma forma, largado. Uma tristeza”, afirma.
O frequentador do parque relata ainda que, além da fonte seca e dos buracos na fonte, as cenas de abandono se repetem na falta de cuidado com as mais de 60 árvores existentes no parque. “Inauguraram o espaço em 1975, fui na inauguração aos cinco anos. É triste ver tantas árvores sem cuidado e outras com praga”, acrescenta.
Questionada, a Prefeitura de Santo André informa que está em estudo um projeto de revitalização do parque Antonio Fláquer, que prevê a reforma do chafariz, além de novo paisagismo, entre outras intervenções.