
Em Santo André, fios pendurados foram novamente alvo de reclamações. Desta vez, o caso é na rua Diadema, que fica no Parque Marajoara, onde a Enel Distribuição São Paulo trocou os postes há mais de quatro meses. Desde então, moradores do bairro aguardam que os fios sejam recolocados, o que a Enel alega ser de responsabilidade das empresas de telecomunicações.
Morador da região, Antônio Pereira, 75 anos, diz estar indignado com a situação. “Já reclamamos, mas nada acontece e infelizmente somos nós que sofremos nessas condições. Estes fios soltos podem causar problemas na energia ou com as pessoas que passam pelas calçadas”, afirma.
Outra moradora do bairro, que preferiu não se identificar, reitera que o problema já causa transtornos há meses. “Passam caminhões, carros e os fios ficam todos largados. O problema é que fica um jogando para o outro e ninguém não resolve”, completou.
Procurada, a Enel informa, por meio de nota, que já notificou as empresas para regularizarem, imediatamente, os fios que estão em situação emergencial no endereço mencionado pela reportagem. A distribuidora ainda explicou que notifica previamente as empresas que compartilham infraestrutura de postes para que realizem adequações necessárias nas redes, conforme previsto em contrato. Regulamentação conjunta da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) obriga as empresas de telecomunicações a manterem as fiações ordenadas independentemente de notificação da distribuidora de energia.

Procon
Nas últimas semanas, o Procon recebeu várias reclamações referentes a problemas com a fiação solta em diversas cidades. Com isso, Marco Aurélio Sanches, diretor do Procon em São Caetano, informou que todos os problemas estão sendo levados tanto para a ouvidoria, quanto para o Procon estadual. “O Procon municipal é mais limitado, portanto levamos todas as reclamações ao Estado”, explica. Para realizar novas denúncias, Sanches informa que as pessoas devem realizar o processo por meio do site www.procon.sp.gov.br/categoria.