
No próximo dia 25 serão abertos os envelopes das empresas interessadas na licitação de São Bernardo para a obra de canalização do Ribeirão dos Couros entre a avenida Piraporinha e o Corredor ABD, que faz divisa com Diadema. A obra, que inclui ainda a conclusão de um sistema viário ligando as avenidas vai custar R$ 57 milhões. Nesta fase da obra serão canalizados 650 metros do curso d´água. O objetivo é minimizar as enchentes que afetam a região da Vila Paulicéia, em São Bernardo, com benefício, também, para a vila São José e o bairro Piraporinha, em Diadema.
A área já abriga um piscinão, justamente onde se encontram o Ribeirão dos Couros e o córrego Curral Grande, que margeia o Corredor ABD. Trata-se do piscinão Mercedes, que leva este nome por estar ao lado da montadora de ônibus e caminhões. Em março deste ano, quando a região foi gravemente afetada pelas cheias, nem mesmo o reservatório deu conta do volume de água e a montadora foi atingida.
Em resposta ao questionamento feito pelo RD, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão responsável pelos piscinões do Estado, considera que a canalização proposta e a consequente maior velocidade da água durante as chuvas não afetarão o reservatório. “A canalização de trecho do Ribeirão dos Couros, entre o córrego Curral Grande e a avenida Piraporinha, não deverá gerar impactos negativos no piscinão Mercedes, que foi projetado já prevendo esta canalização”, informa o órgão.
A Prefeitura de São Bernardo informa que a previsão é iniciar as obras no local até dezembro, com previsão de término em 2021. Os R$ 57 milhões orçados serão financiados pela Caixa Econômica Federal, com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e contrapartida do município.
Nota da Prefeitura detalha as intervenções viárias e sustenta que a obra vai contribuir também para uma alternativa para os motoristas. “O projeto inclui também ajustes no sistema viário, como a conclusão do trecho entre a rua Sergio Milliet e o Corredor ABD e entre o corredor e a rua Oswald de Andrade. Será realizado, ainda, o complemento da avenida Engenheiro Otávio Manente, como conexão ao Corredor ABD e alternativa viária ao tráfego de veículos”, informa a Administração.