Fezes de cães em praça de Santo André perturbam frequentadores

(Foto: Arquivo Pessoal)

Frequentadores da Praça Samuel Castro Neves, em Santo André, estão perturbados com a grande quantidade de fezes de cães espalhadas pelo espaço. De acordo com moradores e vizinhos do local, alguns donos de pets não carregam a sacola higiênica, e com isso, os dejetos ficam espalhados pelo gramado, calçada e até na quadra esportiva existente no local. A situação não só perturba os moradores, como também coloca em risco as crianças que brincam no espaço, pois as fezes podem transmitir doenças.

Uma das vizinhas da praça, que preferiu não se identificar, conta que o problema é intensificado com a falta de fiscalização e lixeiras no espaço. “Se ao menos tivessem lixeiras, talvez não deixariam as fezes espalhadas”, afirma. Na tentativa de melhorar a situação, uma moradora do bairro instalou um porta-saco e duas placas de sinalização para que os frequentadores recolhessem as sujeiras dos cães.

Newsletter RD

No entanto, a tentativa de melhorar a situação foi falha, uma vez que os frequentadores passaram a prender as sacolas com fezes na grade da quadra. “Além de danificarem a placa, roubaram os saquinhos e começaram a espalhas fezes por todo espaço, uns porcos. Não sabemos mais o que fazer”, acrescenta.

Em nota, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) esclarece que realiza somente a limpeza nos arredores da praça, o que é feito normalmente, de acordo com cronograma da equipe e varrição.

Quanto às lixeiras, por conta da entrega da nova ponte próxima à praça, a administração informa que instalou diversas papeleiras no local e, eventualmente, alguma lixeira pode ter sofrido depredação. Para estes casos, orientam que os munícipes informem ao Semasa para que seja feita a reposição.

Em complemento, a Prefeitura ressalta que a Lei Municipal 9074/2008, trata do assunto sobre a questão da responsabilidade da posse dos animais, inclusive sobre dejetos destes deixados em vias e logradouros públicos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes