Defensor do BRT (Bus Rapid Transit) para o ABC desde 2016, o deputado federal Alex Manente (Cidadania) espera que a promessa da linha 20 – Rosa do Metrô para a região não vire nova lenda urbana. Ao canal RDtv, em entrevista concedida nesta quinta-feira (1º), o parlamentar comentou sobre as mudanças previstas pelo governo do Estado para a área.
“O que eu disse naquela oportunidade eu reafirmo aqui. Fizemos estudos, presidi a Comissão de Mobilidade Urbana, trouxemos técnicos e ele (monotrilho) se mostrou inviável tecnicamente e financeiramente. Técnica, por quê? Não existe monotrilho com tantos quilômetros como a linha 18 propunha, não existe no mundo um monotrilho. A manutenção é difícil, você não tem como retirar, você trava. Monotrilhos são para pequenos trechos e o BRT é 10 vezes mais barato”, explicou.
O BRT foi definido como modal para a linha 18 – Bronze após o Estado realizar estudos que apresentaram problemas financeiros e de projeto para um monotrilho, que ligaria a estação Tamanduateí até São Bernardo, com passagem por São Caetano e Santo André. A expectativa é de que o novo projeto seja conhecido ainda neste mês.
Apesar da defesa do BRT, Alex Manente ainda defende que o metrô seja levado até o ABC, porém ainda aguarda um projeto efetivo para que a proposta do governador João Doria (PSDB), de iniciar a linha 20 – Rosa por São Bernardo, conforme anunciado em julho, não demore tanto quanto os 10 anos de espera por uma definição da linha 18.
“Eu tenho muita prudência e cautela em não criar uma falsa expectativa para que a população não receba isso como resposta. (A linha 20) está em estudo e não é seguro que ainda vai sair essa linha. O que precisamos ter é uma meta para trazer o metrô para cá. Agora, começar a detalhar, fazer projeto, lançar panfleto, fazer jornal dizendo que está chegando o metrô não é verdade”, completou.
Já existe uma garantia do governo do Estado de que o projeto só será revelado no próximo ano. A princípio a linha Rosa teria como primeira fase a sua ligação entre Moema e Lapa e só chegaria em São Bernardo em sua segunda fase, com uma estação no bairro Rudge Ramos, perto da tríplice divisa com a Capital e São Caetano.
Com a nova decisão, a linha começará por São Bernardo, que terá três estações. Doria pretende emplacar o modal com verba da iniciativa privada. Inclusive, realizou uma viagem para a Inglaterra para conhecer a forma em que é feito o sistema metroviário. Jornalistas que acompanham mais de perto a área consideram que seja proposta a ser finalizada no final da década de 2020.