Assine nosso podcast Spotify

Os pais de alunos da Escola Municipal José Martins, no bairro de Eldorado, em Diadema estão preocupados com as condições da unidade. Desde o fim do ano passado a quadra e o playground estão interditados, porque a cobertura da área esportiva ameaça desabar. Os alambrados sustentados por tubos de ferro, com quase três metros de altura, desabaram na última semana. Além disso, há relatos de salas cujos alunos têm de se espremer em apenas parte do espaço, quando chove, por causa das goteiras.
O representante do Conselho da escola, Edgler Laurindo dos Santos, de 51 anos, e pai de aluno, diz que a situação é grave, pois toda a cobertura metálica ameaça cair. “O risco é grande para os alunos e qualquer um que acessar o local. A última parte do alambrado caiu na semana passada sobre o muro. A gente já previa que isso poderia acontecer”, diz.
Na escola estudam 1,2 mil crianças e à noite há curso de alfabetização de adultos. Santos aponta que o parquinho também está interditado. “As crianças não têm onde fazer atividades físicas e de lazer e na sala de aula ficam espremidas num canto, porque chove dentro, pois tem problemas no telhado”, relata o morador o conselheiro. A situação do local é tão séria que algumas das colunas de ferro, que sustentam a enorme cobertura da quadra, sequer tocam o chão e as que chegam ao piso estão cheias de corrosão. O mato no entorno da quadra também demonstra o abandono do local.
Em nota a Prefeitura informa que aguarda recursos para fazer a reforma dos espaços interditados. “A Secretaria de Educação tem conhecimento da situação e já trabalha no sentido de buscar a priorização dos recursos para a execução das obras. Os projetos já foram executados, bem como os orçamentos, que aguardam disponibilidade de recursos para continuidade do processo”, informa. A administração também diz que nesta quinta-feira (16) fez vistoria no playground e o mesmo será retirado do local. “Após vistoria, ficou definido que o playground será retirado do local e reinstalado em outro. Para isso, os brinquedos e equipamentos serão retirados na próxima semana e passarão por manutenção. Após o reparo, serão instalados em local adequado para utilização dos alunos”, acrescenta.
A Prefeitura também informa que a direção da escola tem adotado medidas de segurança para evitar o acesso ao local interditado. “Desde a interdição, no fim do ano passado, a direção da escola tem adotado todas as medidas de segurança, para garantir que alunos e moradores não acessem o local interditado, evitem qualquer exposição a riscos”. O RD também indagou a Prefeitura se haveria necessidade de transferência de alunos para eventual reforma da escola e a resposta foi negativa. “Durante a reforma da quadra não haverá necessidade de transferência de alunos, mantendo as salas de aula em funcionamento normal”.