
O terreno que antigamente funcionava um supermercado, na altura do nº 320 da avenida São Bernardo do Campo, bairro Vila Luzita, em Santo André, se tornou moradia para pessoas em situação de rua e abrigo para usuários de drogas. Com entulhos e lixo acumulado, os vizinhos apelidaram o espaço como “lixão de Santo André”.
Segundo os reclamantes, o local foi desapropriado há pelo menos dois anos, quando o supermercado fechou e, desde então, foi ocupado e teve as instalações vandalizadas. “Quebraram parte do telhado, janela e agora só sobrou parte do muro”, conta a advogada Giovanna Maria Ortiz. Embora tenha procurado a Prefeitura de Santo André para resolver a situação, Giovanna conta que o espaço segue da mesma forma e se tornou inseguro para quem passa pelo local. “É escuro, não tem qualquer tipo de segurança e a Prefeitura não faz absolutamente nada”, afirma.
Outro reclamante que preferiu não ser identificado conta que o espaço se tornou perigoso até mesmo para os pacientes que vão ao Pronto Atendimento Vila Luzita, unidade de saúde vizinha ao terreno. “A população sofre com medo de assaltos e intimidações dos usuários de drogas que ficam por lá. Precisam tomar uma providência”, relata.
Em nota, a Prefeitura informa que fará vistoria no local ainda nesta semana. Caso o terreno seja público, a limpeza será executada. No caso de terreno particular, o proprietário será notificado para realizar o serviço.