Lançado pela prefeitura de São Caetano em março de 2018, o SOS Cidadão 156 tem como objetivo a unificação dos serviços de urgência e emergência do município. Com um ano de existência, o serviço já acumula 17.196 atendimentos.
A central concentra os chamados de Saúde, Segurança, Defesa Civil, acidentes de trânsito e qualquer situação de urgência/emergência ou calamidade pública. O serviço é oferecido de forma ininterrupta, 24 horas por dia, por meio dos números 156 e 0800 7000 156, conectado a todos os telefones fixos e também celulares. Ambulâncias, motos, bicicletas e veículos de apoio e de intervenção rápida integram a frota.
Os chamados recebidos passam pela análise de médico regulador e são classificados por cores, de acordo com a gravidade de cada caso. As cores atribuídas são o vermelho, que representa risco iminente de morte e tem atendimento em até dez minutos; amarelo com risco de agravo à saúde e atendimento em até uma hora e verde, para casos não-urgentes que podem receber atendimento em até três. A triagem é fundamental para definir as prioridades das equipes de socorristas.
Em um ano, cerca de 80% dos chamados foram referentes a casos clínicos, como suspeitas de infarto, convulsões e hemorragias. Já as chamadas de segurança são transmitidas imediatamente para as viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM), em casos como furto, roubo e indivíduos em atitude suspeita.
É importante ressaltar que, em casos que não se configuram como urgência ou emergência, o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima ou contatar a secretaria responsável pelo serviço.