
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – que está preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR), alvo da Operação Lava Jato que apura pagamento de propina a agentes públicos – ainda é a figura mais emblemática da região segundo a pesquisa do Instituto ABC Dados divulgada nesta quarta-feira (23/01) durante evento no Spazio Italiano, em Santo André.
Em segundo lugar vem o prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), morto em 2002. O instituto pesquisou também o índice de satisfação dos moradores da região e também os serviços públicos como saúde, segurança, educação, transporte e trânsito.
Foram entrevistadas mil pessoas nas sete cidades da região entre os dias 11 e 15 de janeiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O Instituto acaba de ser criado e visa abocanhar fatia do mercado que consome pesquisas e para isso investiu nesta pesquisa regional como um “cartão de visitas” do seu potencial de trabalho. O diretor Marcos Soares diz que a intenção é realizar pesquisas sobre a região a cada três meses, sobre os quesitos desta primeira pesquisa e também sobre outros assuntos. Soares é especialista em opinião pública, mídia e estratégias em comunicação política. Também integra o instituto o engenheiro Maurício Mindrisz, que é especialista em análise e interpretação de pesquisas.
Orlando Morando aparece na terceira posição

Dentre os resultados da pesquisa, no quesito “Quem melhor representa o ABC”, além de Lula aparecer em primeiro lugar, citado por 8% dos pesquisados, aparece com 5% das opiniões o prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), morto em 2002 após um sequestro. O prefeito da maior cidade da região, ex-presidente do Consórcio Intermunicipal e ex-deputado estadual, Orlando Morando (PSDB) aparece com 3%, na terceira posição.
As curiosidades desta pesquisa são o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) aparecer em quarto lugar com 2% seguido de Luiz Marinho (ex-ministro e ex-prefeito de São Bernardo – PT), José Auricchio Jr (prefeito de São Caetano pela terceira vez – PSDB), Alex Manente (deputado federal –PPS) e o apresentador Danilo Gentili, foram citados por 1% dos entrevistados. “O que chama atenção nesta pesquisa não é quem foi citado e sim que 63% das pessoas não responderam, ou seja, a maioria não souberam opinar quem melhor representa a região”, analisa Soares. O especialista apontou ainda o fato do prefeito andreense morto há 17 anos, ter sido lembrado na pesquisa. “Significa que ele ainda é uma referência, ainda que por apenas 5%.
Confira a íntegra da pesquisa:
Mauá é o destaque negativo
Na pesquisa sobre satisfação em relação as cidades do ABC, Mauá chamou atenção pelo aspecto negativo. Enquanto 72% dos moradores das sete cidades consideram a região ótima ou boa para morar, em Mauá esse índice não passa de 1%. Quando a pergunta foi quanto ao orgulho de morar na região 86% disseram ter orgulho ou muito orgulho, mas em Mauá o índice foi de 66%, sendo que 34% disseram não ter orgulho de morar na cidade. “Ainda é positivo, mas foi o menor índice entre as sete cidades”, comenta Marcos Soares. Também na avaliação dos serviços públicos, Mauá teve as piores avaliações.
Na outra ponta da tabela está São Caetano, onde 96% dos entrevistados disseram ter muito ou pouco orgulho de viver na cidade. Apenas 3% disseram não ter orgulho de viver em terras sancaetanenses. Em Rio Grande da Serra, 90% dos entrevistados se disseram orgulhosos da cidade onde moram, mas o percentual de quem não sente orgulho é maior que o de São Caetano, e chega a 10%.