A partir de 2019 São Bernardo abrigará nova instituição de ensino superior, uma unidade da Universidade São Judas Tadeu (USTJ), do Grupo Anima de Educação, a primeira no ABC. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10), no Paço Municipal e constitui num investimento de R$ 20 milhões.
O novo campus funcionará na primeira das três torres de um edifício comercial, construído na avenida Pereira Barreto, número 1.490, em frente ao supermercado Sonda, no bairro Baeta Neves, na divisa com Santo André.
O campus vai oferecer graduações nas áreas de saúde, engenharia, pedagogia, educação física, administração e ciências contábeis, além de cursos tecnológicos na área de gestão. O início das aulas está previsto para fevereiro do próximo ano, e as inscrições já estão abertas no site da instituição e já contemplam vagas para São Bernardo. A unidade terá capacidade para receber aproximadamente cinco mil alunos por período, num total de 15 mil estudantes em diversas áreas de formação.

Durante anúncio da novidade, o prefeito Orlando Morando ressaltou que a nova unidade trará pelo menos três importantes aspectos importantes para São Bernardo. “Além de ser mais um equipamento de educação, será oportunidade de ocupação do prédio, que hoje não tem vocação e gerará ISS (Imposto sobre serviços), tributo importante para a saúde financeira da cidade”, afirmou.
Maurília Veloso Soares, diretora do novo campus, afirmou que o Grupo Ânima está em processo de expansão. “E São Bernardo foi escolhida a dedo dentro dos critérios de capacidade, retorno para população e potencial financeiro, econômico, cultural e educacional”, disse a executiva.
Para atender à nova demanda, o chefe do executivo adiantou que a Prefeitura efetuará estudo sobre trânsito e transporte público para o local. “Daremos suporte ao que compete a Prefeitura nos processos necessários para atender os estudantes com segurança”, garante.
Contratações
Silvia Donnini, secretária de Educação de São Bernardo, marcou presença e contou que a nova unidade da Universidade São Judas Tadeu irá trazer riqueza intelectual à população e gerar empregos com contratação de profissionais locais. Inicialmente, serão contratados 53 mestres e doutores, por meio de seleção pública, que será aberta após o vestibular 2019.
Quem tiver interesse em participar do vestibular da instituição basta efetuar cadastro na página www.usjt.br/inscreva/6610 e efetuar pagamento de R$ 40 da taxa de inscrição. A prova será aplicada no dia 20 de outubro. A instituição oferece também bolsas de estudo.
Sete campi
A Universidade São Judas possui seis unidades em São Paulo e outra em Santos, resultado da fusão com a Unimonte. Em 2019, além de São Bernardo, a instituição estará presente em Guarulhos, Cubatão e Limeira.
Com 50 anos de atuação no ensino superior, a São Judas Tadeu foi considerada como uma das três melhores universidades privadas do Estado de São Paulo, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
A chegada do polo a São Bernardo expande o polo acadêmico da cidade, que já conta com grandes instituições de ensino com a Universidade Metodista, Universidade Federal do ABC, Centro Universitário da FEI, Faculdade de Direito de São Bernardo, entre outras.