ABC - sábado , 3 de maio de 2025

Grupo argentino assume Moinho de Santo André

Grupo argentino Moinho Canuelas é um dos maiores produtores de trigo da América Latina (Foto: Pedro Diogo)

O antigo Moinho de Santo André, localizado na avenida dos Estados, 1.345, em Santo André, passou por processo de recuperação judicial e voltou a funcionar com subarrendamento do grupo argentino Moinho Canuelas, um dos maiores produtores de trigo da América Latina. A produção, que foi retomada no local em junho, será destinada a abastecer o mercado da região Sudeste e possivelmente o Centro-Oeste. A unidade andreense é a primeira da empresa no ABC, inclusive no Estado de São Paulo.

O lançamento oficial ocorreu na última quinta-feira pela manhã, com presença de autoridades. No Brasil, a sede da fabricante argentina está localizada em Salvador, na Bahia. Em Santo André, o contrato de arrendamento é por 30 anos. Com o início das operações, 500 postos de trabalho foram criados.

Newsletter RD

Neste momento, a empresa opera no período diurno, das 8h às 20h, mas passará a atuar por 24 horas, a partir de liberação por parte da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

“Desde maio, estamos em fase de teste. Se autorizado pela Cetesb, em até dois meses, ampliaremos a carga horária e o que deve gerar novas contratações”, disse o diretor executivo da Moinho Canuelas, Ricardo Andrade Souza. Com a extensão do horário de funcionamento, a expectativa é que 200 novos empregos diretos sejam criados.

A capacidade produtiva também será ampliada para 500 toneladas por dia e 180 mil toneladas por ano. Desse total, 76% da produção é com farinha de trigo e o restante transformado em farelo animal para uso de ração, produto comercializado ao setor agropecuário. Atualmente, a empresa opera com seis mil toneladas por mês.

O escoamento do produto fabricado será feito por meio de caminhões e trem. “Temos uma linha férrea perto da fábrica, que tem um desvio que pode colaborar com o projeto”, afirmou Gustavo Segré, diretor institucional da Moinho Canuelas.

Localização

O espaço em Santo André foi escolhido por conta da proximidade com São Paulo, alças de acesso e boas condições de instalação, segundo o diretor. Os maquinários da antiga empresa foram reaproveitados, após pequenas reformas. O executivo não informou o valor do investimento na planta do ABC.

Na Argentina, a Canuelas é responsável por aproximadamente 30% da moagem do mercado local, o que os consolida como o maior produtor de farinha daquele país. Empresas de renome já trabalham com o trigo da Canuelas, entre elas, a Bauducco, Selm e Cipan. “Nosso foco é o mercado varejista. Queremos atendê-los com produtos diversificados e bom custo”, disse Souza.

Empregos

A empresa argentina já iniciou o processo de contratação dos funcionários, por meio do Cpetr (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda), órgão vinculado à Prefeitura de Santo André. O Moinho Canuelas também firmou parceria com o Fundo Social de Solidariedade. Cinquenta quilos de farinha produzidos pela empresa, todas as quartas-feiras, serão doados para a instituição municipal. Além disso, as aulas práticas da padaria poderão futuramente ser feitas na fábrica  – o que ainda está em negociação.

O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), afirmou que a vinda da empresa é de grande importância para a recuperação da avenida. “Voltamos a ter uma atividade industrial em um local que estava desativado na cidade. Além de gerar empregos diretos e indiretos, a ação recoloca Santo André no mercado internacional com atividade que já foi característica da região”, comentou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes