Roupa de cama é peça-chave para o conforto do quarto

Marciel Peres

Nada como chegar em casa depois de um dia cansativo e encontrar a cama arrumada e confortável. A cada ano a moda roupa de cama inova com tendências que visam oferecer comodidade aos quartos de casais e solteiros com sofisticação.

Fabricantes buscam cada vez mais adotar costuras estratégicas e melhorar a qualidade dos tecidos de lençóis, mantas, edredons, colchas, fronhas, cobertores e pezeiras. As colchas, por exemplo, são peças muito importantes para a estética do quarto, pois valorizam diversos estilos de acabamentos.

"Em alta, ainda estão as velhas conhecidas estampas florais para colchas e edredons. Para os lençóis, os brancos de algodão sempre garantem a harmonia de cores. É bom lembrar que ao comprar os lençóis é necessário atenção na quantidade de fios. Os melhores são os que possuem mais de 200 fios, quanto mais fios mais brilhoso e confortável é o tecido", explica a arquiteta Cláudia Bonini.

As estampas geométricas e orientais também ganha destaque na hora de montar bons conjuntos de roupas de cama. Outras tendências são os lençóis em fios de algodão egípcio e as mantas de fibra de bambu que se destacam pela maciez e qualidade do tecido.

No geral, para os quartos solteiros caem bem os jogos de cama descontraídos, com peças em cores vibrantes. Já os conjuntos para quarto de casal valorizam a simplicidade como elemento de sofisticação, ou seja, as tradicionais cores neutras, mas com alguns detalhes nas fronhas e almofadas. Para as crianças, as de malha são as mais aconselháveis.

É importante observar as instruções da embalagem, como tamanho, estampas e composição do produto. Na hora da compra é importante verificar se o produto é de algodão e se é antipilling, que retarda o aparecimento de bolinhas. Outro ponto essencial é saber qual tamanho de roupa de cama comprar. "Antes de comprar a peça, confira sempre as medidas do colchão, para que lençóis ou colchas não fiquem curtos demais. Também é importante tentar não pecar nas cores ou no excesso de almofadas", explica Bonini. (Colaborou Carolina Neves)

Como combinar as cores

As roupas de cama devem estar sempre em harmonia com o quarto, por isso antes de começar a escolher é importante levar em conta a decoração do cômodo que com certeza deve ser o mais relaxante da casa. Segundo a arquiteta Elaine Benedetti, se o quarto tem cores, papel de parede ou cortinas de variadas cores ou tons fortes, o certo é usar as roupas de cama em cores neutras, branca ou bege, ou as mesmas cores do quarto.

Se o quarto for neutro é possível ousar um pouco mais nas cores. "Eu gosto muito de colocar a colcha ou cobre leito na cor branca ou bege. Depois geralmente coloco uma manta ou uma pezeira em uma cor que realce o quarto, sempre combinando com o papel de parede. Os lençóis gosto sempre em cores claras e em percal, que é um tecido fino. Assim o toque é macio e a noite com certeza será muito boa", aconselha a arquiteta.

Comentários