Ibovespa abre em alta amparada por alta do petróleo e bom humor externo

O Ibovespa abriu a sessão de negócios desta quarta-feira, 9, renovando máximas e retomando os 83 mil pontos, embalado pelo fortalecimento do petróleo que, por sua vez, dá o tom positivo para a performance das bolsas no exterior. Vale lembrar que, apesar da sinalização positiva, o Ibovespa futuro se mantém em leve baixa, de 0,21%, aos 83.620 pontos.

“Não há nada internamente que limite o movimento de alta no início dos negócios, por isso deve abrir em linha com o exterior”, diz o operador da mesa institucional da Renascença Corretora Luiz Roberto Monteiro, ressaltando que os balanços das principais empresas que fazem parte da carteira teórica do Ibovespa e que podiam ter mais influência sobre o índice à vista já foram divulgados.

Newsletter RD

Sem um condutor na cena doméstica, o Ibovespa se guiar na abertura dos negócios pelo exterior, onde as cotações dos contratos futuros do petróleo estão em alta e os índices das bolsas de Nova York apontam valorização. Entre as blue chips, destaque para a alta de 4% das ações ordinárias da Petrobras em linha com os contratos futuros de óleo, que sobem para a linha dos 2,7%.

Os contratos futuros de petróleo sobem, mantendo ganhos vistos no fim da noite de terça, ainda em reação à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar o país do acordo nuclear internacional com o Irã e de restabelecer sanções a Teerã.

A última pesquisa do American Petroleum Institute (API) mostrou quedas nos estoques de petróleo bruto, de gasolina e de destilados dos EUA na semana passada. O levantamento oficial sobre estoques americanos, elaborado pelo DoE, será divulgado no fim da manhã desta quarta. Ainda entre as commodities, o minério de ferro recuou 0,51% no porto de Qingdao, na China.

Por aqui, pode haver alguma repercussão da entrevista à GloboNews do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, sinalizando que a intenção de fazer mais um corte na taxa Selic este mês está mantida, a despeito da escalada do dólar. Ilan disse que o principal ponto de atenção da instituição é a inflação e que o avanço do dólar “é uma subida normal” em relação ao resto do mundo e não uma questão do Brasil.

No plano político, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tem reunião para instalação da comissão especial que vai analisar a restrição do foro privilegiado em caso de crimes. O ex-governador Geraldo Alckmin, pré-candidato à presidência pelo PSDB, participa da reunião da Executiva do partido em Brasília.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes