A situação em que se encontra o terreno invadido próximo aos prédios da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), na rua dos Dominicanos, bairro Jardim Santo André, preocupa os moradores que residem próximo ao local. A população alega que ocorre venda de lotes e ampliação do número de invasores que constroem barracos em terreno instável.
Outro problema, de acordo com os vizinhos da área, diz respeito a realização de ligações irregulares na fiação elétrica e desmatando da área verde.
Os reclamantes contam que o espaço tomado pelos ocupantes não era tão grande, mas que já afetava os vizinhos por conta dos chamados “gatos” na rede elétrica. No entanto, ao surgir um boato que a CDHU faria o cadastramento das habitações, o local começou a ser chamariz de outros ocupantes e atualmente conta com mais de 30 barracos. “Eles invadem e destroem toda área verde que tinha por aqui. Antigamente apareciam até corujas, pássaros, e hoje os invasores tomaram posse”, reclama um morador que não quis ser identificado, ao relembrar ainda que diariamente de um a dois barracos começam a ser levantados.

O denunciante alertou ainda que há terrenos sendo vendidos pela internet com valores entre R$ 6 mil e R$15 mil. “Eles aproveitam o espaço de lote e vendem para outros ocupantes, e ninguém vem fazer nada”, reclama. O morador lembra que muitos vizinhos ficam sem energia durante longos períodos por conta das instalações clandestinas, sem contar o aumento no número de ocupantes que piora a situação de quem mora no bairro. “Precisam tomar providências logo, antes que o local seja tomado por completo”, diz.
A primeira imagem (foto), foi tirada em março de 2018 e registra poucas moradias construídas no local, enquanto a segunda (foto), de maio, é possível observar novas ocupações sendo levantadas no espaço.
Procurada pela reportagem, a CDHU informa que estão protocoladas na justiça cinco ações de reintegração de posse contra ocupações irregulares no Jardim Santo André. Os terrenos ficam localizados nos núcleos da comunidade: Toledanos, Missionários, Cruzados I e II, Dominicanos, Campineiros e Lamartine. As decisões dos processos estão sob análise do Fórum de Santo André. Quaisquer denúncias de novas ocupações em áreas da CDHU devem ser direcionadas à Ouvidoria da Companhia por meio dos telefones: 2505-2863 e 2505-2864, com atendimento de segunda à sexta das 9h às 12h30 e das 14h às 17h.