
A vacina Pentavalente, que faz parte do calendário do Ministério da Saúde e deve ser aplicada nos primeiros meses de vida dos bebês para prevenir várias doenças, continua em falta nas unidades básicas de saúde (UBSs) de São Bernardo. O RD registrou a queixa das mães no mês de março e voltou a receber reclamações sobre a falta no estoque. A explicação da Prefeitura segue a mesma, que o produto é comprado por meio do Ministério da Saúde e depende de liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a retomada do fornecimento do medicamento.
A grande questão é que os meses se passam e as mães não podem aguardar para vacinar seus bebês. É o que ocorre com Luciana Valente, de 40 anos, que reside no Jardim Irajá. A moradora conta que foi necessário levar sua filha até a unidade de saúde de São Caetano para conseguir a vacina. “Não podemos ficar presos em casa com os bebês, e o meu já tem sete meses, a saída foi levá-lo a outra cidade”, conta.
A reclamação não é em relação a nenhuma unidade de saúde específica, mas sim a todas da cidade, que estão sem estoque. “Fui informada que as vacinas estavam paradas na alfândega. Vou precisar ir até São Paulo para conseguir vacinar meu filho”, reclama Poliana Ribeiro dos Santos, 30, moradora do Parque Esmeralda.
Vacina
A Pentavalente é uma vacina do tipo injetável que protege a criança de cinco doenças: tétano, difteria, meningite, coqueluche e outros tipos de infecções provocadas pelo Haemophilus Influenzae tipo B), e a hepatite B. Com a inclusão da vacina de hepatite B, agora é necessário que seja feita apenas uma aplicação ao invés de duas injeções.
A composição da vacina pentavalente é formada por:
- -Toxoides de difteria e tétano
- -Antígeno de superfície de hepatite B
- -Suspensão celular inativada de Bordetella pertussis
- -Oligossacarídeos conjugados de Haemophilus influenza do tipo B
A aplicação é feita em três doses: aos 2, 4 e 6 meses de idade, com intervalo de 60 dias. Os dois reforços são feitos com a aplicação da vacina DTP (difteria, tétano e pertussis).