San Andrés é um dos destinos mais belos da América do Sul

Mergulho é a principal atividade da ilha (Foto: Foto: Flickr/Juliander Dziura)

Um pequeno paraíso no mar do Caribe, mais barato que Bahamas, Aruba e Cancún. Assim é a pequena ilha de San Andrés, pertencente à Colômbia e perto da Nicarágua. Charmosa e repleta de belezas naturais e paisagens paradisíacas, é a maior do arquipélago, formado ainda por Providencia e Santa Catalina. San Andrés é o destino perfeito para quem procura agito e sossego, pois tem ambiente para todos. Para que curte frutos do mar e vida submarina. O clima é quente durante o ano inteiro, assim como a água do mar, com temperaturas médias entre 28⁰C e 30⁰C.

Em San Andrés uma das opções é ir na Acuario, uma pequena ilha a 5 minutos de barco, com águas tranquilas e cristalinas. O maior atrativo está no mar, onde o turista mergulha e vê grandes peixes, até arraias, pra lá e pra cá, numa espécie de aquário natural, que faz jus ao nome. Quem não possui material para mergulho existe serviço de locação de equipamento na própria ilha. No local, há um banco de areia onde é possível praticar flutuação e conhecer uma barreira de corais.

Newsletter RD

Outra ilhota pertinho é a Johnny Cay, também conhecida por ser o principal ponto de fazer mergulho em uma água com temperatura agradável. Para visitá-la existem barcos, em frente à praia de Peatonal para o turista fazer o passeio e permanecer lá o dia inteiro. Johnny Cay pode ser explorada a pé facilmente e tem uma área da costa com pedras e piscinas naturais, e outra com areia indicada para o banho antes de ir embora. A ilhota tem muitas barraquinhas para alugar cadeiras e sombreiro na praia, com barracas que oferecem almoço e bebidas. Outra dica é circular pela orla, curtir a sombra dos coqueiros e apreciar o visual das piscinas naturais.

Se a intenção é curtir praia, San Andrés tem várias opções maravilhosas, como a de São Luis, Cocoplum e Peatonal, esta a principal com a melhor infraestrutura turística do arquipélago e ao centro, lojas e restaurantes. São Luis é uma praia deserta parecida com Cocoplum, que é conhecida como uma das mais tranquilas, indicada para quem vai com crianças.

Gastronomia é à base de frutos do mar (Foto: Foto: Flickr/ Rebekahnn)

Gastronomia

Nem só de praias e ilhas San Andrés é reconhecida. A culinária chama atenção pelo fato de não ser tão comum em outros lugares da América Latina, como o rondón, um prato que leva porco, caracol e leite de coco, empanadas, sopa de caranguejo e torta de banana madura. Além disso, tem muita lagosta, pargo, caranguejo e caracol na gastronomia local. Aos que procuram por pratos típicos os restaurantes La Regatta, o Capitan Mandy, The Grog Rocky Cay e o Juan Valdez são algumas das opções.

Quanto à estadia, a variedade de hotéis em San Andrés é grande, com opções simples, como pousadas e pequenos hotéis, e mais caras, a exemplo de resorts all inclusive. A maioria dos hotéis fica no centro da ilha. Os pacotes variam de R$ 450 a R$ 2 mil por pessoa. Entre os hotéis o Sunset, Casablanca, Royal Decameron Isleno, Bahía Sardina e Hosteira Mar y Sol estão são os mais indicados no arquipélago.

O melhor custo/benefício para se locomover na ilha é a scooter, que pode ser facilmente alugada (sem qualquer burocracia ou capacete) no centro da cidade. San Andrés tem como idioma oficial o espanhol e em segundo lugar a língua inglesa. A moeda oficial é o peso colombiano. (Colaborou Julia Natulini)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes