Escolas municipais terão segurança particular em SP

A Secretaria Municipal da Educação adotará uma iniciativa emergencial para combater um dos seus maiores desafios: a onda de roubos nas escolas da rede. No próximo semestre, patient as unidades com índices críticos de violência contarão com segurança privada e desarmada 24 horas. As primeiras regiões beneficiadas serão as Leste, Sul e extremo Norte da capital paulista.

A secretaria abrirá, até julho, licitação para contratação da segurança patrimonial. O secretário de Educação, Alexandre Schneider, anunciou ontem que a nova vigilância já está sendo feita com o reforço da Guarda Civil Metropolitana. No começo do mês, o Jornal da Tarde denunciou que atualmente a GCM guarda apenas 28% das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).

Newsletter RD

Os constantes ataques sofridos pelas escolas estão listados em um relatório das 13 Coordenadorias de Ensino enviado à Câmara Municipal. O documento revela que no ano passado houve 338 ocorrências de roubo, furtos e tentativas de roubo. Em geral, os ladrões levam computadores e equipamentos eletrônicos.

?Diante dessa série de crimes, constatei que esse é um problema real e precisamos ter imediatamente uma resposta. E ela será dada com a abertura de uma licitação de segurança privada. A escola será desarmada, não pode ter arma dentro da escola?, afirmou o secretário. Schneider disse ainda que se reunirá com o Secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, para discutir o alto índice de crimes nas proximidades das escolas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes