
As duas unidades de Padaria Artesanal, projeto idealizado pelo Polo Regional, do governo do Estado, foram inauguradas nesta quinta-feira (1), em Santo André e São Bernardo, pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) de cada município. Com o entrega, o Polo, liderado por Lu Alckmin, que preside o Fundo estadual, contabiliza 34 unidades entregues.
Em Santo André, a unidade foi instalada na Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado) e acrescentou às oficinas de moda e artesanato. Desde 15 de janeiro há mais de 200 estudantes nas oficinas, que devem se formar no mês de abril. “Teremos agora em março aproximadamente 41 pessoas capacitadas na Padaria Artesanal”, conta a presidente do FSS, Ana Carolina Barreto ao afirmar que é uma oportunidade para as pessoas aprenderem e ensinarem. A oficina já tem fila de espera para três novas turmas.
“É um investimento quase nulo, utilizamos materiais que já tínhamos no Fundo, objetos reaproveitáveis”, explicou o prefeito Paulo Serra.
O objetivo do programa é promover a qualificação da população na arte de fazer pães salgados e doces. Agora com quatro novos cursos: panetone e colomba pascal; pão de mel e bem-casado; tortas e quibes; e cookies gourmet.
Em São Bernardo, após assinatura do convênio junto ao governo estadual, em outubro de 2017, o FSS instalou a primeira unidade de formação na área de panificação e confeitaria, nas dependências da Fundação Criança, no Parque São Bernardo. No local também funcionam cursos de formação nas áreas de Construção Civil e Assentamento de Piso e Azulejo. Desde o início do programa, 33 pessoas já foram capacitadas no curso de Padaria Artesanal e outras cinco ainda passam pelo processo de formação.
“O Polo é para qualificar as pessoas carentes, que estão desempregadas e propiciar novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho. As cidades que contam com o programa poderão enviar professores da padaria para se qualificarem e levarem conhecimento”, explica Lu Alckmin.
As oficinas são destinadas às pessoas com mais de 16 anos e não exigem escolaridade mínima. Além das receitas, os alunos aprendem sobre condições de armazenagem, técnicas de higiene e manuseio, economia, cálculo e lições para evitar o desperdício na cozinha.
Para a instalação das padarias, o Estado forneceu kits compostos por forno inox, mesa, assadeiras de alumínio e liquidificadores e outros materiais para desenvolvimento das aulas.
O projeto já qualificou 98 mil pessoas desde 2011 e prevê instalação de 39 unidades no Estado. “Tenho ouvido histórias lindas de transformação de vidas nas minhas andanças e isso não tem preço”, reiterou Lu Alckmin.
Para os que desejam se inscrever em algum dos cursos disponíveis, basta entrar em contato diretamente com o Fundo Social de Solidariedade de cada cidade. Em Santo André: 4996-1671 e São Bernardo: 4228-8930. As vagas são abertas conforme as turmas são fechadas.