
Desde 2014, um esgoto a céu aberto na rua Aqueronte, próximo à Igreja da Paz, na Viela 2, no Jardim do Estádio, em Santo André, incomoda os moradores do bairro. Acontece que o mau cheiro em razão da falta de saneamento tem atraído baratas e roedores para as residências.
No final de 2017, o motorista Hugo Santos da Silva, 41, morador do bairro, conta que entrou em contato com a Prefeitura para tentar resolver o problema e foi encaminhado para o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Após reclamações seguidas, a autarquia enviou uma equipe ao local para averiguar e, segundo o morador, não resolveu o problema. “Disseram que não seria possível fazer nada porque se tratava de um esgoto sem rede oficial; agora estamos de mãos atadas, com esse cheiro horrível e ainda com a obrigação de pagar a rede de esgoto”, reclama.
Silva afirma que, diariamente, os moradores veem ratos e baratas debaixo da escada ao entrar em casa. “Esses bichos vêm por causa da falta de saneamento”, diz. De acordo com o morador, conforme os dias passam, o mau cheiro piora e o buraco do esgoto aumenta.
Captação de recursos
Por meio de nota a Prefeitura informa que “esta rua fica em um assentamento que se desenvolveu em um vale, a partir dos fundos das residências localizadas na avenida dos Amoritas e rua Aqueronte e a topografia do assentamento e seu adensamento dificultam a implantação de redes de esgoto. Apesar disso, já existe processo aberto para tratar do lançamento irregular de esgoto na Viela 02 – do Amoritas. Esta obra está em fase de captação de recursos para a execução das intervenções. A região também deve ganhar em breve uma nova escadaria”.
A Prefeitura informa, ainda, que ao longo de 2017 outras áreas da cidade tiveram obras de urbanizações retomadas, como o Complexo Santa Cristina e Cassaquera, Jardim Santo André, Pedro Américo/Homero Thon e Jardim Cristiane, que juntas estão orçadas em R$ 150 milhões. Além disso, também foi iniciado o programa de microintervenções, com obras já finalizadas no Morro da Kibon, Bom Pastor, Sítio dos Vianas e Maurício Medeiros, além dos núcleos Eucaliptos e Alberto Zirlis, que estão em andamento.