Capacitação do Sebrae alavanca comércio da região

Marcella Pereira melhorou a gestão da loja (Foto: Pedro Diogo)

Em tempos de dificuldades por conta da instabilidade na economia do País, um caminho interessante para o empreendedor é procurar se atualizar e adquirir novos conhecimentos com objetivo de encontrar alternativas viáveis que possam abrir novos caminhos para ajudar nos negócios. O projeto Setor Segmento, desenvolvido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) escritório regional ABC é uma iniciativa importante, que caminha nessa direção e tem ajudado microempresários da região.

Desenvolvido em formato mais amplo desde 2017, a ação de capacitação possibilita a transferência de técnicas de gestão, que visam melhorar o faturamento dos negócios e promover networking, a fim de ampliar a rede de contatos dos empresários. Ano passado a grade contou com a participação de 147 empresas.

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“O programa tem treinamentos importantes que possibilitam ao empresário obter maior lucro e redução de gastos”, destaca o consultor do escritório regional do Sebrae, José Augusto Ferreira Couto.

O projeto tem duração de seis meses e é composto por cursos, oficinas, além de consultorias e visitas às empresas, a partir de um diagnóstico e levantamento de das necessidades individuais.

Marcella Sorbara Pereira e o marido Marcello Pereira trabalharam em uma multinacional alemã de autopeças por 23 anos. Tinham em mente o desejo de empreender em uma atividade do segmento. Foi quando em março do ano passado adquiriram uma loja de acessórios de carro, em Santo André. A Perimetral Sound Center, existia há 22 anos mas não tinha nenhum sistema informatizado.

“Decidimos apostar com o objetivo de crescer, sabíamos que tinha potencial. E o Sebrae foi importante e nos ajudou a aplicar planejamento estratégico e gestão financeira. A parte de sistema da empresa agora está bem estruturada”, afirma Marcella, que participou da capacitação ao lado do marido e do filho André.

Após aplicação de alguns conceitos adquiridos os resultados são satisfatórios. Atualmente a loja atende média mensal de 113 veículos contra 66 quando assumiram o comércio, movimento que representa crescimento de 45,78% no faturamento quando comparado os anos de 2017 e 2016.

Este ano o projeto Setor Segmento está com inscrições abertas até 1 de fevereiro. No total são nove áreas diferentes, entre elas pet shop, comércio de vestuário, beleza e estética. Os custos do treinamento variam de R$ 534 a R$ 1.054. Mais informações pelo telefone 4433-4286.

São Bernardo tem case de sucesso

Leonardo aprendeu novas técnicas de gestão e colhe resultados (Foto: Pedro Diogo)

Empresários de São Bernardo também marcaram presença no curso aplicado ano passado. Leonardo Camillo tem loja em Rudge Ramos e trabalha com bijuterias finas, joias e acessórios femininos. A Girassol Bijoux existe há seis anos e o programa também foi importante para obtenção de melhores resultados.

“Ajuda a dar um norte ao empresário seja em marketing ou finanças, que é essencial, mas 80% não tem conhecimento. Gestão de pessoas também ajuda a gerir melhor a equipe. De alguma forma acaba atingindo mais faturamento e otimizando os custos”, diz Camillo, que ainda finaliza o fechamento de 2017, mas acredita em alta de até 8%, após três anos de queda.

Com a troca de informações, o empresário acrescenta que foi constituído um grupo do mesmo segmento, que tem se ajudado e já conseguiu fazer algumas negociações coletivas, que resultaram em custo menor. Um dos exemplos citados foi a aquisição de maquinas de cartão (débito e crédito) junto a uma instituição bancária com taxas de mercado mais baixas.

A Pepper Drinks, no Batistini, também se destaca com a ação (Foto: Divulgação)

Já o empresário Denis Bueno, da empresa Pepper Drinks, no bairro Batistini, garante que a ação possibilitou melhor controle e eficiência na gestão da empresa, que há 10 anos presta serviço em festas de casamento, confraternização e eventos corporativos.

“Consegui aplicar um plano de redução de custos. Percebi que gastava R$ 500 a mais por semana com frutas, que representa R$ 24 mil no ano. Também consegui organizar de maneira mais eficiente meu fluxo de caixa”, observa Bueno.

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