Fica para o próximo ano a licitação do lote de 15 linhas de ônibus que atendem aos bairros arredores da Vila Luzita, em Santo André. Segundo o prefeito Paulo Serra (PSDB), o estudo contratado pelo governo para analisar as necessidades dos usuários da região já está finalizado e uma audiência pública será realizada no dia 21, às 10h, no salão nobre da Prefeitura (9º andar), para detalhar as conclusões da análise.
Atualmente, o lote da Vila Luzita é operado pela Suzantur por meio de autorização a título precário, situação na qual a empresa circula por portaria, em tempo indeterminado até a licitação da área. A operadora assumiu o serviço em outubro de 2016 por contrato emergencial válido por 180 dias, após a Expresso Guarará encerrar as atividades por dificuldades financeiras.
No começo do mês, Serra se reuniu com integrantes da empresa Oficina Engenheiros Consultores Associados Ltda, responsável pelo estudo do lote pelo valor estimado de R$ 1,5 milhão, a fim de vislumbrar o panorama atual do transporte público na cidade. A análise da terceirizada também englobou os 34 itinerários do Consórcio União Santo André. O levantamento evidenciou a necessidade de modernização de todo o sistema.
“Temos identificadas algumas necessidades, que serão incluídas nessa parte final do edital. Inclusive, faremos essa audiência pública, para em breve montar o edital. Mas já destacamos a necessidade de modernização da frota e do Terminal (Vila Luzita) e faremos revisões de itinerários. E a licitação fica para 2018, para fazermos tudo com tranquilidade e transparência, porque se trata de uma concessão de 30 ou 35 anos”, explica o prefeito.
Embora faça a ressalva sobre o valor da tarifa unitária em R$ 4,20, Serra afirma que por meio da análise elaborada pela terceirizada, os principais anseios dos passageiros são a pontualidade, modernização, limpeza e conforto nos coletivos. O prefeito também cogita aumentar de 15 para 17 linhas no lote da Vila Luzita, com intuito de encurtar o tempo de viagem dos itinerários já existentes.
O sistema de transporte tronco-alimentado da Vila Luzita será mantido no novo formato a ser elaborado por meio do edital. Entretanto, as estações ao longo da avenida Capitão Mário Toledo de Camargo também passariam por modernizações.
Modernização
No aspecto geral dos dois lotes do transporte público de Santo André, o governo fala em adotar um padrão mais moderno na frota de ônibus. Nos dois corredores de ônibus que atenderão a região central da cidade, os coletivos podem contar com piso baixo, com intuito de facilitar o embarque de usuários com dificuldade de locomoção, além de todos contarem com acessibilidade total a cadeirantes e pessoas com deficiência visual.
Serra também vislumbra os futuros coletivos com iluminação interna de led e que sejam movidos a combustíveis não poluentes. O cenário projetado pelo prefeito ainda é um contraste com o presente, nos quais coletivos em má conservação circulam pelas ruas andreenses. “Trata-se de uma mudança gradual, porque não podemos mudar 404 ônibus (do sistema municipal) de uma vez”, analisa.
Um dos pilares para mudança na qualidade do sistema de transporte coletivo é a criação de alternativas que evitem a concentração de itinerários no Centro. Tal região contará com dois corredores de ônibus financiados em parte pela verba de US$ 25 milhões – cotados em R$ 79,5 milhões – do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Um deles, inclusive, terminaria na futura Estação Pirelli da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na região da Vila Homero Thon.
Outra estação
A ideia de Serra é que uma estação da CPTM no local descongestionaria o fluxo na região central de usuários que fazem baldeações para Linha 10 – Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra). Outra proposta que abrange a região da Vila Luzita é a criação de itinerários que passem pela avenida São Bernardo do Campo até a avenida Marginal Córrego Taióca, nas proximidades do Jardim Las Vegas, para servir de alternativa para quem se desloca para São Bernardo.