
Com balanço positivo, o Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC) encerrou o primeiro ciclo do Portas Abertas, programa lançado em abril com objetivo de estreitar o relacionamento das indústrias com a comunidade do entorno. No período, Air Liquide, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno e Vitopel foram as empresas anfitriãs do programa, que recebeu 185 pessoas distribuídas em sete visitas monitoradas.
Entre os principais públicos compareceram estudantes de instituições do entorno, como Escola Senai de Mauá, Instituto Polígono e Faculdade Oswaldo Cruz. Do total, 66% visitaram pela primeira vez o Polo Petroquímico. Segundo pesquisas de avaliação, as visitas atenderam as expectativas de 21% do público e superaram as expectativas de 79%. Outro ponto avaliado foi a imagem do Polo, que se manteve positiva para 18% e ficou melhor para 82% dos pesquisados.
Ver a teoria na prática, conhecer o mercado de trabalho e ampliar os conhecimentos foram oportunidades apontadas pelos visitantes, que conheceram práticas em higiene do trabalho, prevenção de acidentes e controle ambiental. “Nas visitas às instalações industriais, o público pode ver in loco as práticas desenvolvidas pelas empresas e, posteriormente, multiplicar as informações com os seus grupos”, afirma Laudemir Silva, coordenador do Portas Abertas.
Próximo ciclo
Ampliar a abrangência de público é a expectativa para o segundo ciclo do Portas Abertas. “Queremos manter as escolas como público prioritário, mas também atrair a participação dos moradores do entorno por meio de uma ampla divulgação via Conselho Comunitário Consultivo (CCC) e outros meios de comunicação com a comunidade”, aponta Silva.
O programa Portas Abertas prevê a realização de visita mensal a uma das 11 empresas associadas ao Cofip ABC, conforme o calendário anual, em que há rodízio de empresas que sediam o encontro. Com duração média de três horas, as visitas contam com o seguinte roteiro: recepção do grupo, apresentações do Cofip ABC e da empresa anfitriã, visitação às instalações e encerramento. As inscrições devem ser feitas por grupos específicos, como associação de bairro ou escola, por meio do site do Comitê (www.cofipabc.com.br).