A preocupação com a própria morte ou a perda de ente querido sempre é um assunto delicado de ser tratado por conta de todos os detalhes que envolvem, especialmente os que dizem respeito às providências que precisam ser tomadas. E nos casos onde não houve um planejamento prévio para este tipo de situação, as dificuldades costumam ser muito maiores. Pensando nisso, o Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo, está com a Campanha Cliente Amigo em andamento.
Em linhas gerais, o objetivo da ação é promover a conscientização das pessoas que moram na região do ABC sobre a importância de fazer a prevenção com uma compra antecipada de um jazigo, um SAF (Seguro Funerário) ou até mesmo a compra de uma cremação. A proposta é justamente que a pessoa possa proteger e amparar a família antes que ela de fato precise.
“A ideia é que as famílias que já foram conscientizadas, que tem jazigo conosco, possam fazer essa indicação para amparar e proteger as pessoas que elas conhecem, os amigos e parentes. Com isso ela vai ser beneficiada com o abono de sua próxima taxa de manutenção cada vez que isso ocorrer”, afirma o gerente de negócios do Cemitério Jardim da Colina, Durval Tobias Filho, em entrevista ao RDtv.
A campanha foi lançada há cerca de dois meses, e de acordo com as informações, vêm dando resultado, já que está havendo bastante procura. “É uma forma de resolver esse problema que um dia todos nós vamos ter. Porque a gente sabe que envolve custos e gastos, fora as providências burocráticas, é muito complicado. Na hora que a pessoa precisa ela está abalada emocionalmente e tem que lidar com isso”, diz.
Desta forma tanto a aquisição de um jazigo como um plano funerário ou até mesmo a cremação planejada faz com que a pessoa não tenha esse tipo de preocupação. Há 30 anos no ramo, Tobias afirma que no momento do óbito é muito difícil separar o negócio do oportunismo. “Então de repente a família que está precisando pode pensar que aquilo é oportunismo, mas não é, são providências que precisam ser tomadas. E se o profissional estiver bem preparado vai saber como lidar com essa família. Mas infelizmente às vezes não acontece dessa forma”.
Com esse tipo de campanha desenvolvida no Colina, o fato é que se a pessoa comprar o serviço antecipadamente não terá problema com a parte financeira e burocrática. E caso deixe para a última hora certamente terá mais dor de cabeça, além de gastos maiores. “A pessoa não tem a cabeça boa para fazer negócio uma hora dessas, ela está completamente desequilibrada para tomar qualquer decisão”, diz o gerente ao comentar que os planos oferecidos no cemitério são facilitados.
Cremação
O Cemitério Colina é o único espaço no ABC a oferecer serviço de cremação, que já funciona há três anos e foi disponibilizado com o intuído de atender a família em tudo que ela precisa, que também inclui a parte de serviço funerário e jazigo .
“Numa família de cinco ou seis pessoas, você têm duas ou três que querem ser cremadas, mas o resto quer ser sepultado. Por isso que hoje a gente pode dizer que oferece o amparo completo para a família. Existe uma aceitação bem maior do que nos pensávamos em relação à cremação”, ressalta Durval.
No dia de Finados, o espaço em área de 240 milm², costuma receber cerca de 15 mil pessoas e contou com ampla programação durante o dia composta por celebrações, além do lançamento de uma campanha do Alzheimer para conscientizar a população.