ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Diretor da OMS volta atrás sobre nomeação do presidente do Zimbábue

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, voltou atrás na decisão de nomear o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe (foto), ao posto de “embaixador da boa vontade”, depois de a escolha ter resultado em críticas.

Em comunicado neste domingo, ele disse que refletiu nos últimos dias, após líderes internacionais e especialistas em saúde terem expressado indignação e preocupação. “Como resultado, decidi anular a nomeação”, relatou. Acrescentou que a decisão foi tomada tendo em vista o melhor para a OMS.

Newsletter RD

Na semana passada, o diretor tinha dito, em conferência no Uruguai sobre doenças não transmissíveis, que Mugabe havia aceitado ser embaixador da boa vontade.

Mugabe, de 93 anos de idade, o chefe de Estado com mais idade do mundo, tem sido criticado por viajar para o exterior para tratamento médico, tendo em vista que a economia do Zimbábue desmorona e o sistema de saúde do país passa por deterioração. Mugabe também enfrenta sanções dos Estados Unidos em razão de abusos de direitos humanos do seu governo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes