O comercio varejista da região deve movimentar cerca de R$ 51,4 milhões com a venda de presentes para o Dia das Crianças, data celebrada em 12 de outubro, revela a PIC (Pesquisa de Intenção de Compras), divulgada nesta terça-feira (3), pelo Observatório Econômico da Universidade Metodista. No ano passado a projeção foi de R$ 38 milhões.
O dado revela que a data é a terceira maior em volume de compras, atrás do Dia das Mães (R$ 111 milhões), Dia dos Pais (R$ 90 milhões) e Dia dos Namorados (R$ 67 milhões), conforme pesquisas anteriores.
Pelo estudo, o consumidor está disposto a gastar média de R$ 257 com a compra, R$ 68,5 a mais que em 2016, quando a projeção foi de R$ 188,50. Já o preço médio do presente é de R$ 160 para os meninos e R$ 132,50 para as meninas.
Em entrevista ao RDtv, o professor pesquisador do Observatório Econômico, Moisés Pais dos Santos (foto), explica que o preço médio que o consumidor está disposto a pagar esconde muitos detalhes, já que é importante considerar a renda, o tipo de presente, estabelecimento e a forma de pagamento. O docente utiliza como exemplo uma família com renda de até um salário mínimo, que está disposta a pagar, em média, até R$ 40 pelo presente.
“Mas se a gente pegar uma família mais abastada, ela está disposta a gastar em torno de R$ 600”, afirma e acrescenta que a média de preço para pagamentos em dinheiro tendem a ser menores que uso do cartão de crédito ou débito, por exemplo.
Outro ponto observado na pesquisa diz respeito ao volume de compras em relação ao gasto médio analisado, já que muitas pessoas costumam consumir mais de um presente.
“O gasto médio de R$ 257 e um preço médio em torno de R$ 150 sugere que uma boa parcela dos entrevistados pretendem dar mais de um presente”, explica.
Os principais itens a serem comprados para os meninos são dos setores de vestuários e calçados (14,1%), bola (9,4%), carros e aviões de controle remoto (8,1%) e bicicletas (7,2%). Já para as meninas as bonecas aparecem com 25,6%, seguido de vestuário e calçados (15,2%) e maquiagem (10,1%).
A forma de pagamento mais destacada pelos entrevistados é com cartão de crédito (33,1%), seguido de cartão de débito (31,2%) e em dinheiro (28,3%).
A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 22 de setembro com 704 entrevistados nos principais centros comerciais e shoppings das sete cidades da região. O documento aponta que cerca de 375 mil famílias do Grande ABC deverão comprar presentes na data.