ABC desenvolve ações educativas na Semana Nacional do Trânsito

Santo André montou Portal da Mobilidade, no cruzamento da Portugal com a Rua Elisa Fláquer (Foto: Pedro Diogo)

A Semana Nacional do Trânsito, atividade de conscientização para motoristas e pedestres, que acontece em todo o País de 18 a 25 de setembro, conta com uma programação extensa na região com uma série de ações desenvolvidas pelas prefeituras.

Em Santo André, as atividades estão sendo realizadas a partir do tema ‘Novos Tempos, Outros Meios’, sendo que um dos destaques foi a instalação do Portal da Mobilidade, no cruzamento da avenida Portugal com a Rua Elisa Fláquer, na região central. A mensagem de alerta é para motoristas e pedestres não utilizarem no trânsito celular ou equipamentos que tirem a atenção. As ações andreenses ocorrerão em 10 pontos da cidade e também contam com blitzes educativas e distribuição de material gráfico sobre o tema.

Newsletter RD

No Dia Mundial Sem Carro, comemorado na quinta-feira (22), a avenida Portugal, em frente ao Paço, terá trecho interditado, sentido centro, com tráfego permitido e liberado apenas para transporte público e bicicletas. Teatro de rua, montagem de uma cidade inflável, jogos e montagem de circuito de bicicletas para as crianças vão celebrar a data. Nos dias 23 e 24, a Sabina recebe uma Oficina de Mobilidade, além da instalação de uma miniatura de um ônibus da SATrans para a Escola de Trânsito.

“Nosso maior desafio é fazer com que as pessoas se envolvam nesta campanha e nas ações que o poder público realiza. Sabemos que o motorista que utiliza o celular enquanto dirige, por exemplo, se torna um causador em potencial de acidentes que tiram vidas e acabam com famílias.”, destacou o prefeito Paulo Serra, durante abertura oficial do evento no Teatro Municipal. A programação completa pode ser conferida pelo Portal oficial do Paço (http://www2.santoandre.sp.gov.br/).

São Bernardo

Em São Bernardo o foco principal também é o uso indevido de celular. A Prefeitura informa que os alunos do 5° ano das escolas municipais realizam Blitz Educativa Mirim nas travessias e semáforos da cidade, com a mediação e acompanhamento dos monitores. As crianças abordam os motoristas e pedestres e entregam material de orientação com informações sobre uso indevido do celular e respeito ao pedestre.

Funcionários da Prefeitura, em especial os motoristas, receberão orientações por meio de palestras educativas voltadas a conscientização do uso do celular no trânsito e o reflexo e consequências de seu uso. Já os munícipes poderão participar de palestras educativas no Centro de Reflexão do Trânsito (CTR) e de ações preventivas, nas ruas de lazer, com empréstimos de bicicleta e circuito monitorado.

Mauá

Para marcar as ações, a Prefeitura de Mauá lançou o programa ‘Trânsito Eu Respeito’ com objetivo de alertar as crianças sobre a importância de seguir regras para conseguir uma travessia segura. A ação leva às escolas municipais e estaduais uma série de palestras que usam o lúdico para atrair a atenção dos pequenos sobre as regras de segurança no trânsito.

A administração promove ainda um ciclo de palestras e ações na região central da cidade para conversar sobre a segurança no trânsito para diferentes públicos. As atividades acontecem na cidade durante toda a semana. No domingo (24), haverá um passeio ciclístico com saída do Paço Municipal às 9h.

Ribeirão Pires 

Já Ribeirão Pires realiza ações específicas durante a semana nacional, como caminhada e atividades na rede municipal de ensino. A campanha segue com o tema “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020. Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.

Estão sendo promovidas ações educativas com foco na transformação das atitudes dos envolvidos no trânsito, buscando um ambiente mais seguro, a diminuição de acidentes e a valorização da vida.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes