No Twitter, Trump volta a criticar o Irã após país ter sido colocado “sob aviso”

Após a Casa Branca colocar ontem o Irã “sob aviso” de que os EUA vão agir contra o país a menos que este pare de testar mísseis balísticos e apoiar os rebeldes conhecidos como houthis no Iêmen, o presidente americano, Donald Trump, criticou o Irã em seu Twitter.

“O Irã está rapidamente tomando mais e mais regiões do Iraque mesmo depois que os Estados Unidos desperdiçaram três trilhões de dólares lá. Óbvio, muito tempo atras!”, disse Trump.

Newsletter RD

Michael Flynn, assessor de segurança nacional do presidente Donald Trump, denunciou o comportamento do Irã em suas primeiras observações públicas desde que Trump assumiu o cargo.

Ele acusou o Irã de ameaçar aliados dos EUA e espalhar a instabilidade em todo o Oriente Médio, criticando a administração do ex-presidente americano Barack Obama por ter feito muito pouco para parar a República Islâmica.

“Estamos oficialmente colocando o Irã em aviso prévio”, disse Flynn na Casa Branca.

O que exatamente significa estar “sob aviso”, Flynn não explicou. No entanto, autoridades do governo Trump disseram que estavam considerando ativamente uma “gama de opções”, incluindo
medidas e um maior apoio aos adversários regionais do Irã. As autoridades, que falaram sob a condição de anonimato, recusaram-se repetidamente a dizer se uma ação militar estava sendo considerada.

A advertência foi uma manifestação inicial da promessa de Trump de uma abordagem mais dura contra o Irã. No entanto, autoridades do governo enfatizaram que as alegações não estavam relacionadas com as obrigações do Irã sob o acordo nuclear que o ex-presidente Barack Obama e os líderes mundiais negociaram.

Embora Flynn e Trump tenham criticado esse acordo, as autoridades se recusaram a dizer se Trump
planeja seguir sua promessa da campanha de renegociá-lo.

A Casa Branca também criticou o Irã por apoiar os rebeldes houthis no Iêmen, que na terça-feira reivindicaram um míssil bem-sucedido contra um navio de guerra. A coalizão liderada pela Arábia Saudita está lutando para reinstalar o governo. O braço da mídia dos rebeldes xiitas disse que o navio pertence à Marinha da Arábia Saudita.

A Casa Branca disse que o objetivo de colocar o Irã “sob aviso” é para que Teerã repense seu comportamento. Flynn disse que o Irã especificamente violou a proibição da Organização das Nações Unidas (ONU) de “atividade relacionada a mísseis balísticos capazes de entregar armas nucleares, incluindo lançamentos utilizando tecnologia de mísseis balísticos”.

O ministro da Defesa do Irã, Hossein Dehghan, confirmou hoje que o Irã realizou um teste de mísseis, mas não disse quando o teste foi realizado e nem especificou o tipo de míssil. Ele insistiu que não foi uma violação das resoluções da ONU. Fonte: Associated Press

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes