ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Fifa multa Palmeiras por violação de regra na transferência de Barcos

A Fifa multou o Palmeiras em 50 mil francos suíços (cerca de R$ 159 mil) e fez um alerta ao time paulista pela violação dos regulamentos de contratações de jogadores. O clube foi considerado como responsável por fechar um contrato que “permitiu a outra parte do acordo, a LDU de Quito, influenciar a independência do clube em termos de emprego e assuntos relacionados com transferências”.

No centro do problema está o centroavante argentino Hernán Barcos. Na época da contratação, 30% dos direitos econômicos do jogador estavam com a LDU e o clube de Quito considerou irregular a venda do atleta entre Palmeiras e Grêmio.

Newsletter RD

O clube paulista contava com 70% dos direitos econômicos sobre o jogador. Mas, ainda assim, precisaria fechar um entendimento com a LDU para vender Barcos para o Grêmio. Além disso, os equatorianos insistem que o Palmeiras devia parte do pagamento a eles, antes mesmo de revender o jogador. Diante da disputa, a LDU levou o caso à Fifa, que agora deu motivo ao clube equatoriano.

Se o Palmeiras foi multado, a Fifa informa que todas as denúncias contra o time equatoriano foram rejeitadas. O Comitê Disciplinar da entidade aponta que a investigação mostrou que a independência da LDU de Quito não foi afetada por uma influência indevida por parte do Palmeiras.

As regras da entidade sobre transferências de jogadores foram modificadas em 2008, impedindo a influência de terceiras partes em contratos de outros clubes. No dia 1º de janeiro de 2015, essas leis foram endurecidas ainda mais.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes