Campanha contra o machismo fala diretamente com os homens: #podeparar

“Quando aquele seu amigo namorador teve a primeira filha, você falou que ele passou de consumidor a fornecedor?”. Atitudes como essa, que deveriam ser inaceitáveis atualmente, ainda são consideradas por muitos como piadas “inofensivas”. Para as pessoas que repetem esse tipo de comentário machista, foi criada a hashtag #podeparar.

É isso que pede o Brasil na campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A partir desta sexta-feira, 25, a ONU Mulheres, o SP Mulheres e o governo federal vão compartilhar conteúdos que discutem os diferentes tipos de agressão contra as mulheres. Além das ações nas redes, prédios serão iluminados com a cor laranja.

Newsletter RD

Segundo o governo federal, a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 fez, em média, mais de 90 mil atendimentos por mês no primeiro semestre de 2016. Entre os 2.921 relatos de violência sexual, 84,12% estão relacionados ao estupro. Os 16 Dias procuram lembrar que repetir comentários e pensamentos machistas é, sim, uma forma de reforçar a cultura do estupro.

A campanha começou em 1991 e homenageia as irmãs Mirabal – Pátria, Minerva e Teresa – conhecidas como Las Mariposas. Elas foram assassinadas em 1961 por fazerem oposição ao ditador Rafael Trujillo, da República Dominicana. Atualmente, cerca de 160 países participam da campanha.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes