
Escolher uma boa escola para o filho pequeno parece tarefa fácil, mas não é. A seleção exige atenção redobrada dos pais a uma série de itens que devem ser seguidos à risca pelas escolas de educação infantil para continuarem no mercado. Assim, mais do que oferecer um local para cuidar da criança, as boas escolas particulares oferecem atividades de recreação dirigidas, alimentação especial e primeiras formações.
A psicóloga, pedagoga e pós-graduada em educação infantil Miriam Cristina Santos, coordenadora pedagógica do Instituto de Educação Infantil Primeiras Páginas (ex-Crescem), em Santo André, conta que a escolha da primeira escola deve ser seguida de uma somatória de diversos pontos importantes. “A estrutura física é o primeiro ponto que deve encher os olhos dos pais. Optar por um ambiente aconchegante ajuda a minimizar a insegurança, entretanto, o mais importante é conhecer o corpo docente, ver se ele é afetuoso e capacitado”, ensina.
A metodologia empregada pela escola é outro ponto a ser analisado. “É fundamental que os pais busquem indicação de quem já possui filhos na escola para obter referências do local e observar se a escola corresponde as próprias expectativas. Estes pais são como um termômetro para os alunos que estão chegando pela primeira vez”, conta.
Segundo Miriam, segurança e alimentação são outros itens fundamentais a serem observados para quem procura uma escola infantil. “Telas em todas as janelas, tomadas cobertas, produtos de limpeza fora do alcance dos pequenos, alimentação balanceada por nutricionistas e até oferecidas de forma divertida com cenouras e outros legumes em formato de bichos, feitos por empresas particulares de alimentação, são importantes”, recomenda.
Sobre a quantidade de alunos para cada professor, o Conselho Nacional de Educação orienta que cada profissional cuide de até oito crianças de até dois anos, 15 crianças de até três anos e 20 crianças de até seis anos. Assim, a dica é que os pais pesquisem bem o local para que logo depois não precise mudar de escola, pois a criança cria vínculos fortes com os colegas e professores. “Se a mudança for necessária, recomendo que nas primeiras semanas de aula, pais ou adulto de referência esteja próximo da criança para ajudar em relação ao estranhamento e facilitar o convívio no local”, ensina.
Proposta diferenciada – A Pietro Luigi Internacional é uma escola socioconstrutiva, em Santo André, onde o aluno, por meio de estímulos constrói o próprio conhecimento. Atividades lúdicas e jogos, música, culinária e expressão corporal também fazem parte do currículo dos pequenos logo cedo. “Aqui, instigamos o desejo de criar. Tanto que são as crianças quem preparam os quitutes da festa dos aniversariantes a cada mês na aula que chamamos de cooking class”, explica o diretor da escola Kléber Franco.
As línguas inglesa e portuguesa também são utilizadas como meio de comunicação que ampliam habilidades dos alunos ao proporcionar visão sociocultural e flexibilidade de pensamento. “Trabalhamos com crianças de quatro meses aos seis anos de idade e temos uma concepção diferenciada com conteúdo de inglês pelo IPC (International Preschool Curriculum), inglês full time e flexibilidade de horários, durante todo o ano”, conta. “Nosso corpo docente é habilitado para trabalhar com o público. Temos programas desenvolvidos por professores estrangeiros e trabalhamos a favor do uso da tecnologia na educação, com conteúdo em Ipads e aplicativos próprios para aperfeiçomento no ensino para a educação infantil”, reitera.
Estratégia – A dica da diretora geral do Liceu Monteiro Lobato, também em Santo André, Marisa Shizue Passo Braga, é que os pais visitem a escola em funcionamento. “Nesta faixa etária é essencial averiguar o espaço físico, equipe pedagógica e segurança. Não somente fechar valores e contrato, mas conhecer a proposta da escola, a metodologia e o sistema de ensino”, ressalta. O Liceu oferece como diferencial um mini maternal de 12 crianças por professor e auxiliar, aulas de informática, educação física, inglês, artes, música e a novidade do ano, escola da inteligência que promove ações de pensar antes de agir e falar e encontro com os pais com atividades e bate-papo.
A Secretaria de Educação do Estado de SP informa que a escola necessita de uma série de licenças para funcionar, como alvarás da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros. O que compete à diretoria de ensino é conceder a autorização pedagógica e fiscalizar o âmbito.
Liceu Monteiro Lobato – tel.: 4427-7433
Pietro Luigi – tel: 4902-5454
Primeiras Páginas/Crescem – tel: 4438-0533