
A Estapar, concessionária administradora da Zona Azul, em Santo André, lançou a nova versão do aplicativo Zona Azul da cidade, Vaga Inteligente, leve e interativo. O serviço permite que o usuário da cidade emita, renove e regularize o tíquete da Zona Azul diretamente pelo celular, dispensando o uso de parquímetro.
O aplicativo utilizado em Santo André inspirou a prefeitura de São Paulo, através da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a ser a primeira grande capital do Brasil a implantar a Zona Azul Digital na capital paulista, que utilize o Vaga Inteligente. “Com a nova versão ficou ainda mais fácil para o usuário pagar e regularizar o serviço, dispensando o uso de moedas no parquímetro”, explica Adélcio Antonini, diretor da Estapar.
No entanto a adesão do aplicativo ainda surpreende moradores de Santo André, que não conhecem o serviço. “Não conhecia o aplicativo, mas é uma boa não ter que ficar andando em busca de uma máquina dessas. Tem vez que paro o carro em algum lugar e tenho que ficar procurando máquinas, além do que, não precisa mais pegar filas, muito bom”, comenta o estudante Leonardo Gomes Santos, 19 anos, morador de Diadema.
Há também os que conhecem o aplicativo, no entanto não abrem mão dos parquímetros, caso de Emília Surita, 55, moradora de Santo André. “Apesar de saber que há este método para pagar via celular, etc, acho mais fácil vir ao parquímetro e me livrar das moedas que sempre estão pela bolsa”.
Fernando Richards, 24, não viu diferença na adesão do sistema. “O aplicativo pode até cobrar menos tempo aos que estão com pressa de sair de casa, mas particularmente pra mim, não faz diferença entre pagar na máquina ou via celular”, diz.
A meta da Estapar com a nova versão mais leve é facilitar a vida do usuário na hora de emitir, renovar e regularizar o tíquete da Zona Azul. O serviço está disponível para os sistemas iOS e Android e possibilita regularizar o uso do estacionamento para estender a permanência do veículo em determinada vaga, até o tempo máximo. O usuário pode ainda localizar o veículo e programar alertas de tempo para o uso das vagas.
Em 2014, a Zona Azul apresentou R$ 6.229.411,90 de faturamento bruto, já em 2015, o total foi de R$ 7.947.735,52. Já em 2016, a Prefeitura de Santo André não apresentou o repasse e o faturamento bruto.
Campanha Vaga Inteligente
A empresa iniciou na semana passada uma campanha de incentivo ao uso do aplicativo em Santo André. Monitores da Estapar percorreram ruas da cidade com o objetivo de auxiliar os usuários no uso correto do sistema com a distribuição de materiais e orientação junto aos usuários e comércio local.

Como funciona?
Após o download do aplicativo em www.estapar.com.br/aplicativo ou Apple Store e Google Play Store, basta se cadastrar com e-mail e senha e preencher os dados solicitados. Em seguida, é necessário acessar o ícone “Utilizar Zona Azul”, preencher as informações pedidas, como local e placa do veículo, selecionar o tempo de uso e confirmar o valor.
Feito isso, basta registrar um cartão de crédito para efetuar o pagamento e os créditos já podem ser utilizados. O aplicativo enviará um alerta para o celular do motorista dois minutos antes do vencimento, avisando se é possível estender o prazo ou não na vaga. Outra funcionalidade é o “Buscar Seu Carro”, que permite o usuário gravar a localização exata em que o veículo foi estacionado, auxiliando-o assim encontrá-lo de volta.