ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Estudantes protestam contra reforma do ensino em Bauru e Sorocaba (SP)

Estudantes fizeram protestos contra a proposta de mudanças no ensino médio do governo federal em duas cidades do interior de São Paulo na manhã desta quarta-feira, 5. Em Sorocaba, cerca de 800 estudantes de 15 escolas estaduais saíram em passeata com faixas e cartazes desde a avenida Itavuvu, na zona norte, até a Praça Coronel Fernando Prestes, no centro. Durante a marcha, de mais de seis quilômetros, os manifestantes exibiram faixas com frases contra a medida provisória do presidente Michel Temer.

As críticas focavam principalmente a flexibilização do ensino e a supressão de disciplinas, como Educação Artística e Educação Física. Ruas e avenidas foram bloqueadas durante a passagem dos estudantes. A Polícia Militar (PM) acompanhou o protesto e não registrou incidentes. Na cidade paulista, foi o segundo ato em duas semanas contra as proposta de mudança no ensino.

Newsletter RD

Em Bauru, cerca de 500 estudantes de dez escolas estaduais marcharam três quilômetros pela região central contra a medida provisória do ensino médio. O grupo se dirigiu ao prédio da Câmara Municipal e bloqueou a avenida Rodrigues Alves, uma das principais da cidade. Para evitar que os carros furassem o bloqueio, os estudantes sentaram-se no asfalto.

Representantes entregaram um documento contra as mudanças aos vereadores. Eles reclamam principalmente da não obrigatoriedade de disciplinas como Filosofia e Sociologia. A Polícia Militar acompanhou o protesto.

Em nota, o Ministério da Educação informou que a medida provisória enviada ao Congresso cria a base legal para a reforma, que é necessária e urgente. Segundo a pasta, as propostas são fruto de amplo debate acumulado no País nas últimas décadas.

Entre as principais mudanças colocadas na MP está a possibilidade de o aluno escolher a área em que vai querer atuar profissionalmente, como acontece nos principais países do mundo. Segundo o Ministério, a mudança deixará o currículo articulado com o ensino técnico profissionalizante.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes