Tradição de Ouro vence Carnaval de Santo André

A escola de Samba Tradição de Ouro é a campeã do Carnaval de Santo André de 2009. Com notas de dois quesitos anuladas, order a agremiação conquistou 177,5 pontos, seguida por Lírios de Ouro, com 174,5, Seci, com 174, São Jorge com 172,5, Ocara Clube com 171 e Vila Alice com 169. O enredo levado à avenida pela campeã foi Lazer e Diversão é Sempre uma Boa Opção. A escola Centre Ville ficou na primeira colocação do Grupo B, garantindo lugar no grupo de elite para o próximo ano.

Com uma trajetória vitoriosa ? venceu o Grupo B em 2008 e o Grupo A neste ano ?, o presidente da escola campeã atribui o primeiro lugar ao trabalho realizado durante todo o ano. ?Muitos desacreditaram a nossa escola, mas não demos ouvidos. Sabíamos que seria muito difícil vencer, principalmente vindo do Grupo B e sem verba, mas a ?zebra? venceu?, comemorou, emocionado, o presidente Luiz Roberto Pinto Gomes, o Luizinho.

Newsletter RD

A apuração dos votos, realizada no 41º Batalhão de Polícia Militar sem a presença da torcida, foi marcada pela revolta dos representantes das agremiações. O motivo foi o erro de dois jurados que anotaram em suas cédulas apenas as justificativas, mas não as notas. Assim, os quesitos Alegorias e Conjunto receberam apenas uma nota cada. ?Vamos levar estes problemas à empresa que contratamos e com certeza os jurados receberão algum tipo de penalizarão?, conta o presidente da UESA (União das Escolas de Samba de Santo André), Valter Belber.

Serginho, presidente da Império, não pensou duas vezes antes de contestar a anulação das duas notas de sua escola no quesito Mestre Sala e Porta Bandeira. Os dois jurados se negaram a avaliar o casal por eles não estarem trajados com as cores oficiais do grupo, além da falta do pavilhão oficial da escola e da data de fundação na bandeira.

?Não somos burros, nunca deixaríamos de colocar a data. Eles precisariam de binóculos para ver isso e dizer que o pavilhão que usamos não era o oficial. Isso é perseguição, é palhaçada?, reclama. Serginho ameaçou ainda abandonar o Carnaval da cidade, assim como entrar na Justiça caso as fitas com as gravações dos desfiles comprovarem que as justificativas não condizem com a verdade.

Mesmo assim o presidente da UESA afirmou que o Carnaval da cidade foi muito bom para ter recebido notas tão baixas. ?Não concordo com estas notas, mas não podemos fazer nada para mudar. Sabemos que o Carnaval de Santo André evolui a cada ano e infelizmente estas notas não demonstraram isso?, lamenta.

Além disso, Belber salientou que o a avenida Firestone e região, onde é realizado o desfile, já está pequena para os desfiles. Segundo ele, os principais problemas desde ano foram os fios da energia elétrica da via que se tornaram muito baixos para as alegorias, além da falta da ajuda dos guardas de trânsito na concentração e na dispersão. ?Precisamos começar a pensar em mudanças para a festa do próximo ano?, completa.

São Bernardo

São Bernardo conhecerá nesta quinta-feira (26) a escola campeã do Carnaval 2009. Os municípios de São Caetano e Diadema já coroaram as agremiações vitoriosas na terça-feira (24). Em São Caetano a escola campeã foi Tradição da Ponte e em Diadema a Unidos do Serraria levou o título.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes