Impeachment: Cunha define que deputados do Sul votarão primeiro

cunhadilmaoriginalAs manobras de Eduardo Cunha, que ganharam projeção nacional nas sessões que discutiram a cassação de seu mandato no Conselho de Ética da Câmara, serão novamente usadas pelo presidente da Câmara para prejudicar Dilma Rousseff.

Para deputados da base aliada, a estratégia de Cunha é começar a votação pelos deputados de estados do sul do País, que têm uma tendência maior a aprovar o impeachment. Isso porque o regimento interno da Câmara deixa margem para interpretações dúbias. “A votação nominal será feita pela chamada dos deputados, alternadamente, do Norte para o Sul e vice-versa”, diz o texto.

Newsletter RD

A forma como o presidente da Casa vai interpretar a regra pode acabar influenciando os votos de deputados indecisos, a depender do placar da votação. “Não entendo que qualquer ordem beneficie a quem quer que seja”, desconversou Cunha.

Sem mencionar diretamente os nomes, Dilma Rousseff afirmou nesta terça 12 que o vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), são os chefes do que ela classificou de “golpe em curso contra seu mandato”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes