Bolívia: clima é de tranquilidade em referendo sobre reeleição de Morales

O clima era de tranquilidade na Bolívia neste domingo, no início de um referendo para aprovar ou rejeitar uma mudança na Constituição que permitiria que o presidente Evo Morales possa concorrer ao cargo pela quarta vez nas próximas eleições.

A presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, Katia Uriona, inaugurou a jornada eleitoral pedindo aos bolivianos para ir às urnas de forma “massiva, pacífica e democrática”. Cerca de 30 mil mesas foram habilitadas a receber os votos de 6,5 milhões de eleitores.

Newsletter RD

Um escândalo de tráfico de influência envolvendo Morales e seis mortos em manifestações de rua nos últimos cinco dias aumentaram a incerteza sobre o resultado do referendo. Antes desses fatos, as pesquisas previam empate entre sim e não à reforma.

O presidente vai votar em elChapare, a região produtora de coca do centro da Bolívia. Todas as atividades públicas e privadas foram suspensas e não há transporte público para permitir que os cidadãos sigam até os locais de votação. A participação é obrigatória. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes