ABC - sexta-feira , 10 de maio de 2024

Ata retira citação de ‘demais políticas’ ao citar cumprimento do regime de metas

O Comitê de Política Monetária (Copom) retirou a expressão “independentemente do contorno das demais políticas” ao citar no parágrafo 32 que adotará as medidas necessárias de forma a assegurar o cumprimento dos objetivos do regime de metas. Essa frase vinha sendo utilizada pela diretoria quando se referia às variáveis fiscais e seus impactos sobre a política monetária.

A ata divulgada nesta quinta-feira, 28, manteve, porém, inalterado o parágrafo 24, que trata das variáveis fiscais. No longo trecho, a diretoria reiterou que o cenário central para a inflação leva em conta a materialização das trajetórias anunciadas para as variáveis fiscais.

Newsletter RD

“Relativamente ao resultado fiscal estrutural e a depender do ciclo econômico, o comitê pondera que, no horizonte relevante para a política monetária, o balanço do setor público tende a se deslocar para a zona de neutralidade e não descarta a hipótese de migração para a zona de contenção, mesmo que de forma lenta e em menor intensidade em relação ao anteriormente projetado”, escreveram os diretores.

O colegiado, porém, notou que indefinições e alterações “significativas” na trajetória de geração de resultados primários, e também na sua composição, impactam as hipóteses de trabalho contempladas nas projeções de inflação. Além disso, eles ressaltaram que contribuem para criar uma percepção negativa sobre o ambiente macroeconômico, bem como têm impactado negativamente as expectativas de inflação.

“Sobre o combate à inflação, o comitê destaca que a literatura e as melhores práticas internacionais recomendam um desenho de política fiscal consistente e sustentável, de modo a permitir que as ações de política monetária sejam plenamente transmitidas aos preços.”

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes